Mais uma vez, o Inmet alerta para chuvas intensas em algumas regiões do Brasil. Dessa vez, as áreas mais afetadas são os extremos Norte e Sul do país.
Desse modo, é muito importante que todos os moradores estejam atentos e sigam as recomendações de segurança do órgão para evitar os possíveis estragos e danos para a saúde.
Sendo assim, reunimos algumas das principais informações sobre esse novo alerta do Inmet, para que você, que mora nas áreas atingidas, possa saber tudo o que precisa sobre essas condições climáticas. Por isso, acompanhe a leitura até o final e confira!
Inmet alerta para chuvas intensas nessas regiões. Confira os detalhes
Conforme mencionado acima, mais uma vez, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas em algumas regiões do Brasil.
Sendo assim, as chuvas, que o órgão classifica como de perigo potencial, podem trazer diversos riscos para a população.
Portanto, é importante ter bom preparo, bem como, seguir algumas instruções de segurança para evitar acidentes e danos materiais.
Riscos Potenciais das chuvas intensas nessas regiões
De acordo com o Inmet, o aviso de chuvas intensas inclui a previsão de chuvas entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a até 50 mm por dia. Além disso, são esperados ventos intensos, com velocidades entre 40 e 60 km/h.
Ademais, essas condições climáticas podem acarretar em cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Inmet alerta para chuvas intensas: veja as instruções de segurança
Diante desse cenário de perigo potencial, e todos os riscos que esse novo alerta do Inmet traz para chuvas intensas, é importante seguir algumas instruções básicas que a organização passa para a população a fim de garantir a segurança.
Sendo assim, em caso de rajadas de vento, o órgão recomenda que os moradores evitem se abrigar debaixo de árvores, pois existe o risco de queda e descargas elétricas.
Além disso, o Inmet ainda recomenda que os condutores evitem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Afinal, há chances de que os ventos derrubem esses itens e cause acidentes graves.
Ademais, outra medida importante é evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas intensas. Pois, essa precaução diminui o risco de danos causados por descargas elétricas.
Por fim, para mais informações e orientações específicas sobre como proceder durante as chuvas intensas, é possível ainda entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Aliás, essas instituições estão preparadas para fornecer orientações e auxílio em situações de emergência.
Áreas Afetadas
Para mais, além das instruções de segurança, o Inmet ainda listou as áreas e cidades afetadas. Desse modo, o aviso do órgão abrange algumas regiões específicas do Norte, Tais como:
- Norte e sul de Roraima e;
- Norte e sul do Amazonas.
Assim sendo, as cidades dessas regiões que serão afetadas pelas chuvas intensas serão:
- Alto Alegre – RR
- Amajari – RR
- Barcelos – AM
- Boa Vista – RR
- Bonfim – RR
- Cantá – RR
- Caracaraí – RR
- Iracema – RR
- Japurá – AM
- Maraã – AM
- Mucajaí – RR
- Normandia – RR
- Pacaraima – RR
- Rorainópolis – RR
- Santa Isabel do Rio Negro – AM
- Santo Antônio do Içá – AM
- São Gabriel da Cachoeira – AM
- Uiramutã – RR
Além disso, algumas cidades do sul do Brasil, mais precisamente do estado do Rio Grande do Sul, também estão em alerta. Dentre esses municípios, destacam-se:
- Aceguá;
- Agudo;
- Alegrete;
- Amaral Ferrador;
- Arambaré;
- Arroio do Padre;
- Arroio dos Ratos;
- Arroio Grande;
- Bagé;
- Barão do Triunfo;
- Chuvisca;
- Cristal;
- Dilermando de Aguiar;
- Dom Feliciano;
- Dom Pedrito;
- Eldorado do Sul;
- Quaraí;
- Restinga Sêca;
- Rio Grande;
- Rio Pardo;
- Rosário do Sul;
- Santa Margarida do Sul;
- Santa Maria;
- Santana da Boa Vista;
- Sant’Ana do Livramento;
- Santa Vitória do Palmar, entre outras.
Ademais, o alerta do Inmet abrange as seguintes áreas do estado gaúcho:
- Sudoeste Rio-grandense;
- Centro Ocidental Rio-grandense;
- Sudeste Rio-grandense;
- Metropolitana de Porto Alegre e;
- Centro Oriental Rio-grandense
Fique atento a previsão do tempo e as orientações da Defesa Civil
Finalmente, é importante que todos os moradores estejam atentos às atualizações e avisos do Inmet e das instituições de defesa civil. Isso porque esses órgãos estão monitorando de perto as condições climáticas e podem emitir novos alertas caso necessário.
Dessa maneira, durante as chuvas intensas, é fundamental seguir as instruções de segurança e evitar locais e situações de risco. Portanto, proteja sua família e seu patrimônio tomando as precauções necessárias.
Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre o fato de que o Inmet alerta para chuvas intensas nessas regiões, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!