Sabemos que o consumo exagerado de sódio pode fazer mal para a saúde, por isso, apostar em ingredientes que substituem o sal pode ser uma excelente alternativa para quem busca manter o bem-estar sempre em dia.
Neste texto, apresentamos ideias de ingredientes que podem ajudar a reduzir o consumo do sal nas receitas, deixando os preparos mais saudáveis. Confira!
5 ingredientes que substituem o sal
Obviamente, os ingredientes abaixo não deixarão a sua comida salgada, mas ajudarão a dar um sabor a mais, diminuindo o excesso de sódio que, muitas vezes, acrescentamos em nossos preparos diários.
Essa redução pode auxiliar na prevenção de problemas de saúde relacionados com a pressão arterial e até mesmo com os rins. Veja algumas dicas:
1. Vinagre
O vinagre pode ser uma excelente alternativa para quem deseja promover um sabor a mais nas saladas, por exemplo, mas sem ter que acrescentar muito sal por conta disso. Porém, é preciso verificar se o sabor mais “azedinho” é agradável para você.
Lembrando, ainda, que o nosso paladar pode se adaptar aos sabores menos adocicados e mais azedos, desde que permitamos isso a ele, claro.
2. Limão
O limão tem uma função parecida com a do vinagre, mas pode ser usado para preparar carnes e outros tipos de pratos, que vão além das saladas. Você pode dosar a quantidade a gosto, de acordo com o que achar interessante para cada prato.
Como mencionado anteriormente, ele não deixará a comida salgada, mas dará um sabor especial que poderá reduzir o excesso de sódio.
3. Páprica
A páprica, que pode ser defumada ou picante, também é um dos ingredientes que substituem o sal. Ela pode deixar o preparo muito saboroso, e a opção defumada cria um gostinho único para pratos que contêm carne.
Além disso, ela pode ser usada em feijão, molhos, tortas, enfim! É um ingrediente bastante versátil, capaz de incrementar o sabor de muitos pratos.
4. Salsinha e cebolinha
A salsinha e a cebolinha verde são muito conhecidas e excelentes opções para usar como ingredientes que substituem o sal. Você pode acrescentá-las a gosto nos seus preparos, deixando-os mais saborosos.
Apenas cuidado para não exagerar na quantidade, pois essas plantinhas têm cheiro e sabor bem fortes, o que poderia anular o acréscimo de outros tipos de temperos, ok?
5. Alho e cebola
Por fim, a clássica dupla de alho e cebola também pode ser uma alternativa que ajude a reduzir o consumo de sal no dia a dia. Você pode usar essas duas opções refogadas, ou in natura – embora, dessa forma, o tempero fique um pouco mais forte em alguns pratos.
Faça testes com a quantidade de cada um deles e vá analisando que tipo de misturinha pode deixar o seu preparo saboroso, mas sem aquele excesso de sal que, muitas vezes, fomos acostumados a acrescentar.
Esperamos que essas dicas possam ter inspirado você a criar pratos mais saudáveis e que diminuam o consumo de sódio no seu dia a dia. Lembrando que essas dicas não substituem as orientações médicas e de nutricionistas, ok? 😉