Surpreendentemente, o Banco Pan, conhecido por oferecer empréstimos e cartões consignados aos clientes, possui outra linha de empréstimos que pode ser oferecida aos cidadãos: é o empréstimo pessoal do Banco Pan. Saiba mais na matéria desta quarta-feira (12) no Notícias Concursos.
Como funciona o empréstimo pessoal do Banco Pan
Na verdade, o Banco Pan nada mais é do que um banco controlado pelo Grupo BTG Pactual. Além de atuar na área de crédito, também atuam na área de contas digitais, financiamentos, aplicações de renda fixa e cartões de crédito. Sem contar que a agência tem nota 7,4 no site Reclame Aqui, o que é considerado bom. Por isso, há grande procura no empréstimo pessoal Banco Pan.
Leia mais: Consignado Banco Pan: pagamento em até 84 vezes; conheça
Em princípio, para usufruir do crédito, é necessário ter uma conta digital em seu nome. Na verdade, quando uma pessoa abre uma conta em uma instituição financeira, ela pode liberar o limite de empréstimo pré-aprovado após um período.
Aliás, na instituição, existe a possibilidade de parcelar o valor em até 12x. Se necessário, o cliente tem a oportunidade de antecipar o parcelamento. Portanto, neste caso, ele receberá um desconto no adiantamento.
Na verdade, o pagamento é feito por meio de boleto bancário com emissão do próprio app ou com o saldo disponível na conta. Além disso, é necessário reforçar a necessidade do pagamento antecipado para evitar a ocorrência e cobrança de juros, bem como negativação do nome.
O valor do limite dependerá da situação financeira e do comportamento de pagamento do cliente. Porém, mesmo que o limite de empréstimo pré-aprovado não seja satisfatório, é possível aumentá-lo. Se você usar esse limite e pagar as parcelas no prazo, exploram-se bem as contas digitais. Assim, os cartões de crédito (se aprovados) sendo pagos dentro do prazo, também ajudarão a aumentar o limite.
Como solicitar um empréstimo
Para solicitar um empréstimo pessoal no Banco Pan, basta abrir o aplicativo e verificar a seção de empréstimos. Se disponível, haverá a informação de que esta é uma opção pré-aprovada. Depois, basta selecionar a quantidade que deseja pedir, a quantidade de parcela que deseja pedir e pronto!
O valor é liberado na mesma ocasião. Ademais, não há necessidade de comprovar a destinação do dinheiro. Os juros vão depender da situação financeira do cliente.
Desvantagens do empréstimo
A desvantagem do empréstimo pessoal Banco Pan é que você deve ter uma conta digital. Outro ponto é que a liberação do limite pré-aprovado não acontece por solicitação do cliente, mas é de responsabilidade da empresa, de acordo com seus padrões e interesses. Entre outras questões, destacamos:
- Taxas de juros – O Banco Pan pode aplicar taxas de juros relativamente altas em seus empréstimos, o que pode resultar em um custo total maior ao longo do tempo. É importante ler e entender os termos e condições do crédito;
- Requisitos de crédito – Há critérios rigorosos na análise de crédito, o que pode dificultar a aprovação para algumas pessoas, especialmente aquelas com histórico de crédito negativo ou baixa pontuação de crédito. Isso pode limitar o acesso dos que não atendem aos requisitos de crédito do Banco Pan;
- Encargos adicionais – Além das taxas de juros, o Banco Pan pode cobrar outros encargos e tarifas associadas, como tarifas de abertura de crédito, seguro de vida, entre outros;
- Consequências de inadimplência – Se o mútuo não conseguir cumprir com as obrigações de pagamento do subsídio do Banco Pan, ocorrerá a inadimplência. Isso tem consequências negativas, como o acúmulo de juros e multas, a inclusão do nome em cadastros de restrição ao crédito e a possibilidade de ação judicial por parte do banco.