Infecções no coração e cérebro podem ser motivadas pela cárie
A destruição dos tecidos calcificados do dente, denominada como cárie, pode ser vista como um simples problema de ordem bucal, entretanto, a condição quando não tratada pode levar a sérios transtornos à saúde.
Isso porque, a bactéria presente na boca, que inclusive, é mais acentuada devido ao consumo de açúcar e falta de higienização bucal; pode entrar em contato com a corrente sanguínea provocando infecções em outras regiões do organismo, inclusive, a generalizada.
A boca é considerada como uma porta de entrada de bactérias e vírus, diante disto, a falta de higienização, consumo de alimentos contaminados e lesões, como a cárie, podem acometer os diversos órgãos vitais, levando o surgimento de várias doenças.
Como surge a Cárie?
A cárie ocorre quando as bactérias presentes na boca absorvem e metabolizam o açúcar entre outros alimentos até fermentá-los, promovendo assim a liberação do ácido lático.
Esse ácido acaba destruindo os tecidos calcificados do dente, também conhecidos como esmalte ou cemento; fazendo surgir os buracos.
Quando não tratada precocemente, a cárie vai evoluindo e em muitos casos, chega a atingir a dentina e o nervo.
Além de causar dor, quando a cárie chega ao nervo, ela pode causar as temidas infecções, já que o local contem sangue.
Infecções motivadas pela cárie
Quando a bactéria da cárie chega até o nervo, ela acaba infectando o sangue, o que permite sua difusão e até alojamento em outros órgãos do corpo.
Dessa forme, os órgãos que estão mais fragilizados ao entrar em contato com a bactéria acabam se infeccionando, levando o paciente a quadros clínicos graves e até o óbito.
Órgãos como o coração, cérebro, pulmão e rim estão suscetíveis ao contato com a bactéria, que viaja pela corrente sanguínea, ocasionando ocorrências como:
- Endocardite bacteriana
- Infecção no rim
- Artrite
- Meningite
- Embolia pulmonar
Além da cárie, bactérias transitórias que causam graves infecções podem entrar na corrente sanguínea através de outras lesões, como ferimentos na pele, cortes na gengiva e até durante cirurgias ou perfurações, como body piercing, mal esterilizadas.
O que fazer para evitar esses problemas causados pela cárie?
Sem dúvidas, o primeiro passo para evitar esses problemas ocasionados pela cárie é preveni-la, ou caso já esteja com o dente comprometido, buscar o tratamento odontológico com urgência.
A prevenção da cárie é feita por meio da higienização bucal. Escovação, aplicação de fio dental e enxaguante devem ser as medidas adotadas diariamente, após cada refeição.
Além disso, realizar uma avaliação periódica com dentista pode potencializar ainda mais a qualidade dos dentes.
Veja também: Como acabar com o mau hálito
Alimentação saudável também pode ajudar
Uma alimentação mais natural e equilibrada pode ajudar a prevenir a cárie. Isso porque o alto consumo de açúcar é um forte gatilho para o surgimento da condição.
Alimentos ricos em cálcio como o iogurte, folhas verdes e a soja, por exemplo, também devem ser integrados a dieta do dia a dia, a fim de fortalecer ainda mais a saúde dental.