O período de inscrição para a 1ª etapa do Exame de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2 chega ao fim nesta terça-feira, dia 27 de junho.
Os interessados poderão se inscrever até as 23h59 de hoje (horário de Brasília). As inscrições são recebidas virtualmente. O prazo é o mesmo para solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social.
Revalida 2023/2: Como se inscrever?
Os interessados em participar da 1ª etapa do Revalida 2023/2 deverão se inscrever on-line. Portanto, para fazer o cadastro, é necessário acessar o Sistema Revalida e realizar o preenchimento de formulário eletrônico.
Conforme o edital do exame, é necessário ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal no Brasil e ter diploma de graduação em medicina expedido por instituição de educação superior estrangeira, reconhecida no país de origem pelo ministério da educação ou órgão equivalente.
Nesse sentido, os participantes deverão enviar o diploma para realizar a inscrição na 1ª etapa. É necessário comprovar a conclusão de todas as etapas do curso de Medicina, incluindo eventuais internatos, estágios e provas finais.
Nas edições anteriores, a inscrição só seria confirmada mediante apresentação do diploma. Nesta edição, o Inep aceita declarações e certificados de conclusão de curso nos casos em que o participante já tiver concluído o curso, mas ainda estiver aguardando a expedição do diploma.
No momento da inscrição os profissionais devem indicar a cidade onde deseja realizar o exame. Ainda de acordo com o edital, os locais de prova serão em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Após preencher o requerimento eletrônico e enviar o diploma, é necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 30 de junho para efetivar a inscrição. De acordo com o edital, a taxa de inscrição é no valor de R$ 410,00 (quatrocentos e dez reais).
Provas da 1ª etapa
De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Revalida 2023/2 está marcada para o dia 6 de agosto de 2023. A avaliação teórica abarcará conteúdos das seguintes áreas:
- Clínica médica;
- Cirurgia geral;
- Pediatria;
- Ginecologia e obstetrícia;
- Medicina da família e comunidade.
Conforme indicado no edital, o exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Inep informará a nota de corte para a aprovação no dia 6 de julho. Apenas os aprovados nesta 1ª etapa poderão participar da 2ª etapa do Revalida, que é a fase prática do exame.
Sobre o Revalida
O Revalida é um exame obrigatório para quem obteve diploma de graduação em Medicina fora do Brasil. O Inep avalia os candidatos através de provas aplicadas em duas etapas, sendo uma teórica e outra prática para definir se o profissional está apto a atuar na área médica no Brasil.
Assim, somente após obter aprovação nas duas etapas do exame e revalidar o diploma junto a uma universidade brasileira esses médicos podem atuar no país.
Cronograma da 1ª etapa do Revalida 2023/2
- Período de inscrição: 21 a 27 de junho
- Solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social: 21 a 27 de junho;
- Análise dos diplomas, certificados ou declarações: 30 de junho a 4 de julho;
- Divulgação da nota de corte: 6 de julho de 2023;
- Divulgação do Cartão de Confirmação da Inscrição: 25 de julho;
- Aplicação: 6 de agosto;
- Divulgação do gabarito e do padrão de resposta: 8 de setembro;
- Resultado final da 1ª etapa: 2 de outubro.
Acesse o edital da 2ª etapa na íntegra para mais informações.
Leia também UEMA prorroga período de inscrição para o Vestibular EAD 2023 até o dia 3 de julho; saiba mais.