Inep divulga locais de prova da 1ª etapa do REVALIDA 2023/2

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira, dia 25 de julho, os locais de aplicação das provas da 1ª etapa do Exame de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2023/2.

Desse modo, os participantes com inscrições homologadas já podem conferir os locais de prova, horários e ensalamento através do Sistema Revalida. Para fazer a consulta, é necessário acessar o sistema com o número de CPF e a senha cadastrados no momento da inscrição. 

Conforme estabelecido previamente no edital, os locais de prova serão nas seguintes capitais: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Os participantes puderam escolher no momento da inscrição a cidade para realização da prova.

Revalida 2023/1: último dia de inscrição para a 2ª etapa
Inep divulga locais de prova da 1ª etapa do Revalida 2023/2. Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Revalida 2023/2: Provas da 1ª etapa

De acordo com o cronograma, a aplicação das provas do Revalida 2023/2 está marcada para o dia 6 de agosto de 2023. Conforme indicado no edital, a avaliação teórica abarcará conteúdos de Clínica médica, Cirurgia geral, Pediatria, Ginecologia e obstetrícia e Medicina da família e comunidade.

O exame avalia as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

O edital indica ainda que nessa fase, os participantes responderão a uma prova objetiva com 100 questões (P1) e uma prova discursiva com 5 questões (P2). A aplicação das provas acontecerá em dois turnos.

  • Matutino: 8h às 13h;

  • Vespertino: 15h30 às 19h30. 

Os participantes devem se apresentar nos locais de prova com antecedência munidos de documento oficial de identificação com foto.

Resultado da 1ª etapa

De acordo com o cronograma, a divulgação dos gabaritos da 1ª etapa está marcada para o dia 8 de agosto, cabendo a interposição de recursos. A publicação do resultado definitivo da 1ª etapa está prevista para o dia 2 de outubro de 2023

Apenas os aprovados nesta 1ª etapa poderão participar da 2ª etapa do Revalida. Em breve o Inep informará a nota de corte para a aprovação.

O Inep publicou no Diário Oficial da União (DOU) no dia 6 de julho a nota de corte da 1ª etapa. De acordo com o órgão, os participantes devem obter, no mínimo, 101,173 pontos de um total de 150 pontos possíveis para obterem aprovação. Com base na metodologia adotada pelo Inep, a nota de corte representa 67,45% dos pontos totais da prova.

Sobre o Revalida

O Revalida é um exame nacional realizado pelo Governo Federal através do MEC para a revalidação de diplomas. O exame é obrigatório para profissionais de Medicina que obtiveram diploma de graduação fora do Brasil, mas que desejam exercer a profissão no país.

O Inep avalia os candidatos através de provas aplicadas em duas etapas, sendo uma teórica e outra prática. Nesse sentido, as pessoas que fizeram o curso Medicina e obtiveram diploma fora do Brasil só podem exercer a profissão no país após obter aprovação nas duas etapas do exame e após revalidar o diploma junto a uma universidade brasileira.

A 2ª etapa é a etapa prática, exclusiva para os aprovados na 1ª etapa do exame. A avaliação da 2ª etapa também conta com um conjunto de dez estações dentro de cinco áreas da Medicina: Clínica médica; Cirurgia geral; Pediatria; Ginecologia e obstetrícia; e Medicina da família e comunidade.

Assim, a prova apresenta situações-problema e estudos de casos que exigem a investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas e a demonstração de procedimentos médicos.

Acesse o edital da 2ª etapa na íntegra para mais informações

Leia também UEA abre nesta segunda-feira (24) o período de inscrição para o SIS e Vestibular 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.