O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou a publicação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. De acordo com o cronograma inicial, a divulgação dos resultados seria feita na última quarta-feira (31).
Com o adiamento, a divulgação dos resultados será feita somente a partir do dia 9 de setembro. O Inep não informou o motivo do adiamento.
A nota individual poderá ser acessada pelos estudantes no site do Enade, através do acesso ao cadastro, com login e senha. Os resultados referentes às instituições serão informados através de publicação no Diário Oficial da União e no site do Inep.
Enade 2021
O Enade é um exame realizado pelo Ministério da Educação (MEC) que visa avaliar os alunos dos cursos de graduação do país. O exame considera os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes de cada um dos cursos. Além disso, analisa o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao profissional, e o nível de atualização dos alunos com relação à realidade brasileira e mundial.
Nesse sentido, o exame avalia alunos do primeiro e último ano dos cursos. Em resumo, o Enade é um dos indicadores de qualidade dos cursos do ensino superior no Brasil, com índice que vai de 1 a 5 no “Conceito Enade”.
Em 2021, o exame avaliou os seguinte cursos de bacharelado: ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, design, educação física, filosofia, geografia, história, química e sistemas de informação.
Já as licenciaturas avaliadas são artes visuais, ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras – português, letras – português e espanhol, letras – português e inglês, letras – inglês, matemática, música, pedagogia e química.
Além disso, o Enade 2021 avaliou ainda os cursos de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, gestão da tecnologia da informação e redes de computador.
Veja detalhes no Sistema do Enade.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UERJ abre período para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Estadual 2023; saiba mais.