A indiferença no trabalho, em um primeiro momento, pode parecer algo superficial e pouco impactante. Mas a verdade é que à medida que essa indiferença e apatia vai se enraizando no ambiente corporativo, a motivação, a produtividade e os resultados podem ser truncados.
Por isso, se você é líder e deseja desenvolver um trabalho que envolva a todos, é necessário investir em práticas que minimizem os efeitos de um profissional apático. E para lhe ajudar nesse intenso desafio, preparamos este guia. Acompanhe-nos.
Quais os sinais da indiferença no trabalho?
Os sinais da indiferença no trabalho podem começar silenciosos, pouco perceptíveis. Mas quanto mais apática a pessoa se torna, mais intenso podem ser esses sintomas. Veja algumas pistas que podem nos dar a entender que estamos diante de um colaborador indiferente com a sua atuação:
- Falta de proatividade, agindo apenas no limite do mínimo.
- Só age quando alguém solicita.
- Nunca traz uma nova ideia.
- Não demonstra emoções nem positivas, nem negativas. Está sempre neutro.
- Os colegas de trabalham se queixam de que ele é “preguiçoso”.
- Não se preocupa muito com os erros. Apenas os comete (mesmo que sem intenção), mas não demonstra nenhuma “dor” por isso.
- Não participa de nenhuma interação corporativa, sendo extremamente introvertido.
- Não procura você para falar de questões difíceis e tenta resolver por si só, sem grandes esforços.
- Parece constantemente sem energia.
Como lidar com liderados que apresentam indiferença no trabalho?
Você detectou sinais de que um liderado apresenta indiferença no trabalho? Então é hora de agir como um bom líder inspirador! Veja algumas considerações que podem ser úteis nesse processo:
1- Entenda quais são as potenciais causas da indiferença
Às vezes, o indivíduo demonstrava motivação e proatividade há algum tempo. Mas, à medida que os anos foram passando, a apatia apareceu. Se esse for o caso, é necessário avaliar quais são as potenciais causas dessa indiferença.
Analise quais são os gatilhos: será que mudou alguma dinâmica no trabalho? A falta de reconhecimento minou o bem-estar? A carga de trabalho desgastou o sujeito? Pense sobre isso.
2- Tenha uma conversa franca com o liderado
Converse com o seu liderado. Se perceber a indiferença no trabalho de uma forma intensa, questione-o de maneira respeitosa. Demonstre estar ao lado dele e mostre a sua preocupação com o bem-estar do liderado.
Aqui é importante ser sincero. Não queira apenas “tentar ajudar” para o bem da equipe, sem pensar na qualidade de vida do sujeito à sua frente. Não seja uma pessoa mesquinha a esse ponto! Mas sim, mostre um lado mais humanizado e tente compreender o que está acontecendo, demonstrando suporte.
3- Ofereça um constante feedback
Procure medidas que possam servir de motivação para o profissional apático. Uma forma de fazer isso é por meio dos feedbacks construtivos. Mostre que você dá atenção às ações do seu liderado e apresente a ele os pontos positivos e os que necessitam de melhoria.
4- Incentive a busca por saúde mental
Por fim, sempre incentive a busca por saúde mental. Até porque a indiferença no trabalho pode estar associada a algo da vida pessoal do sujeito, que não cabe a você interferir.
Portanto, demonstre estar disposto em ajudar e dar suporte, mas sempre incentivando a autonomia e o autoconhecimento do seu liderado.