10 indícios de que você está estudando errado

Estudar e sem bem-sucedido com os estudos é uma tarefa árdua. E isso vale tanto para crianças, adolescentes quanto para quem já está na faculdade ou estudando para concursos públicos.

Identificar os erros é o primeiro passo para melhorar o desempenho. Depois, é bacana rever esses hábitos ruins e consertá-los. O resultado vem com a aprovação nas provas, boas colocações e notas.

Listamos a seguir os principais indícios de que você está estudando errado. Conheça!

1 -Não ter um plano

Como consertar: Antes de começar a estudar, crie um plano de estudo junto a um cronograma, com todas as disciplinas que devem ser aprendidas. Defina prioridades. Tenha metas para cada dia de estudo e quantidade de horas para se concentrar.

Concurseiros: Dicas para organizar o cronograma de estudos

2 – Deixar para última hora

Como consertar: Leve em consideração todos os prazos que você tem em relação aos seus estudos. Entrega de trabalhos, datas de provas, de apresentações e seminários, enfim, tudo o que está dentro de seu plano. Organize-se para fazer antes da data fatídica, com menos pressa e ansiedade, pois isso fará bastante diferença no resultado final.

3 – Horas de estudo sem eficiência

Como consertar: aprenda em que parte do dia você é mais produtivo para determinar o melhor horário para estudar. Muitos estudantes definem que vão estudar por algumas horas, mas a maior parte desse tempo passam fazendo outras atividades, cansam rápido, procrastinam, dormem… rs. Leia mais sobre a melhor hora para estudar.

4 – Vício em redes sociais e celular

Como consertar: desligue o telefone celular e saia das contas de mídias sociais. Atualmente há diversos aplicativos que ajudam a aumentar a produtividade e diminuir o acesso em Facebook, Instagram, Whatsapp, retirar as notificações, etc.

É praticamente impossível encontrar algum estudante que não esteja hiper conectado hoje em dia. Por essas e outras que é bacana buscar recursos para dar uma ajudinha. Veja nosso post: Aplicativos para otimizar o tempo e estudar mais

5 – Estudar na cama ou em frente à TV

Como consertar: escolha um local em sua casa no qual não tenha distrações, como a TV. Fatalmente você irá ligá-la quando houver algum lapso de desfoque enquanto estiver estudando. Também é errado escolher a cama para estudar. Procure algum lugarzinho com uma mesa, mesmo que pequena. Organize esse cantinho, desligue o celular e foco no estudo!

6 – Não revisar

Como consertar: Revise! Simples assim. A revisão do material ajuda imensamente a lembrar melhor das informações e a identificar as áreas que precisam ser revistas com mais rigorosidade.

O ideal é fazer a revisão semanalmente do conteúdo estudado nos últimos dias. Mas quando se aproximar da data do vestibular ou concurso, por exemplo, é indicado fazer revisões mais longas, sobre grandes áreas estudadas.

7 – Estudar só o que já sabe bem

Como consertar: Um grande indício de que você está estudando errado é aplicar a maior parte de seu tempo em matérias agradáveis, aquelas que você tem bastante afinidade e já sabe relativamente bem.

Isso faz com que disciplinas dificultosas sejam deixadas de lado. Você vai postergando o aprendizado delas e quando vai chegando perto do dia da prova se desespera. Portanto, monte seu cronograma com as prioridades, que são as matérias mais difíceis para você. E não fuja delas!

Leia um post bacana: 4 estratégias para estudar conteúdos difíceis

8 – Decorar, em vez de estudar para entender

Como consertar: em vez de apenas memorizar o material, tente se conectar realmente com o conteúdo, busque exemplos práticos, veja vídeos, tire dúvidas com quem também estuda para a mesma meta. Não deixe de entender, de fato, o assunto. Isso vai ajudar a formular principalmente as questões dissertativas.

9 – Não caprichar nos resumos

Como consertar: Primeiro, organize as anotações de cada assunto em um caderno ou pastas. Em seguida, comece a praticar como fazer anotações mais eficazes  Experimente diferentes métodos de resumos, pois cada um pode trazer resultados específicos. Os resumões escritos com nossas próprias palavras são indispensáveis para quem está estudando para qualquer meta, principalmente vestibular e concursos.

Nós falamos mais sobre isso nesse post: 5 métodos eficazes para fazer anotações de estudo

10 – Não aprender com os erros

Como consertar: os estudantes de sucesso aprendem com seus erros. Se você tiver uma nota ruim ou não passar em um concurso tão sonhado, não desista. Use a experiência para descobrir onde pode melhorar e faça um plano para melhorar na próxima vez e não fazer nada errado.

E então, você comete algum ou alguns desses erros?

Também leia outro artigo nosso para ajudar em suas metas de aprendizagem:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/foco-nos-estudos/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.