Por mais de um século os cientistas acreditaram que o propósito de nossas impressões digitais é melhorar nossa capacidade de agarrar objetos.
Entretanto, os pesquisadores descobriram que as impressões digitais não melhoram a aderência aumentando a fricção entre a pele dos dedos e um objeto. Na verdade, as impressões digitais reduzem o atrito e nossa capacidade de agarrar objetos lisos.
Ao testar a hipótese de atrito por impressão digital, pesquisadores da Universidade de Manchester descobriram que a pele se comporta mais como borracha do que como um sólido normal.
Nossas impressões digitais reduzem nossa capacidade de agarrar objetos porque reduzem a área de contato de nossa pele com os objetos que seguramos. Portanto, a questão permanece: por que temos impressões digitais? Ninguém sabe ao certo.
Surgiram várias teorias sugerindo que as impressões digitais podem nos ajudar a agarrar superfícies ásperas ou úmidas, proteger nossos dedos de danos e aumentar a sensibilidade ao toque.
Tópicos principais
- As impressões digitais são padrões estriados que se formam nas pontas dos dedos. Várias teorias surgiram para explicar por que as temos, mas ninguém sabe ao certo.
- Alguns cientistas acreditam que as impressões digitais podem proteger nossos dedos ou aumentar nossa sensibilidade ao toque. Estudos têm mostrado que as impressões digitais inibem nossa capacidade de agarrar objetos.
- As impressões digitais consistem em padrões de arco, volta e verticilo que se formam no sétimo mês de desenvolvimento fetal. Não há duas pessoas com impressões digitais idênticas, nem mesmo gêmeos.
- Aqueles com a rara condição genética conhecida como adermatoglifia nascem sem impressões digitais.
- As bactérias únicas que vivem em nossas mãos podem ser usadas como um tipo de impressão digital.
Como as impressões digitais se desenvolvem
As impressões digitais são padrões estriados que se formam nas pontas dos dedos. Eles se desenvolvem enquanto estamos no ventre de nossa mãe e são formados completamente por volta do sétimo mês.
Todos nós temos impressões digitais únicas e individuais para o resto da vida. Vários fatores influenciam a formação da impressão digital. Nossos genes influenciam os padrões de cristas em nossos dedos das mãos, palmas das mãos e pés. Esses padrões são únicos, mesmo entre gêmeos idênticos.
Embora os gêmeos tenham DNA idêntico , eles ainda têm impressões digitais exclusivas. Isso ocorre porque uma série de outros fatores, além da composição genética, influenciam a formação da impressão digital.
A localização do feto no útero, o fluxo do líquido amniótico e o comprimento do cordão umbilical são fatores que desempenham um papel na formação das impressões digitais individuais.
As impressões digitais consistem em padrões de arcos , voltas e espirais . Esses padrões são formados na camada mais interna da epiderme, conhecida como camada de células basais.
A camada de células basais está localizada entre a camada mais externa da pele (epiderme) e a espessa camada de pele que fica abaixo e sustenta a epiderme conhecida como derme.
As células basais se dividem constantemente para produzir novas células da pele, que são empurradas para cima, para as camadas superiores. As novas células substituem as células mais antigas que morrem e são derramados.
A camada de células basais em um feto cresce mais rápido do que as camadas externas da epiderme e da derme. Esse crescimento faz com que a camada de células basais se dobre, formando uma variedade de padrões. Como os padrões de impressão digital são formados na camada basal, danos à camada superficial não alteram as impressões digitais.
E então, você já sabia disso?
Não deixe de ler também – Curiosidades: As maiores erupções vulcânicas da história