A Receita Federal liberou oficialmente as consultas dos nomes dos usuários que podem receber a restituição do Imposto de Renda logo no primeiro lote. O dinheiro será liberado no próximo dia 31 de maio. De toda forma, qualquer cidadão já pode verificar se o seu nome está entre os beneficiários selecionados para o primeiro repasse.
Segundo a Receita Federal, existem algumas leis que definem grupos com prioridade no recebimento da restituição. O órgão explica que no próximo dia 31 de maio, os pagamentos serão feitos apenas para as pessoas que possuem algumas características específicas. Veja abaixo quem pode receber neste primeiro lote:
Grupos
- Idosos com mais de 80 anos
Idosos com mais de 80 anos de idade podem receber o lote logo no próximo dia 31 de maio. A Receita Federal estima que pouco mais de 226 mil pessoas se enquadram justamente neste grupo.
- Contribuintes entre 60 e 79 anos
Segundo a Receita Federal pouco mais de 2,3 milhões de pessoas se enquadram neste grupo.
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental
A Receita aponta que pouco mais de 149 mil contribuintes se encaixam neste grupo. Aqui também são incluídas as pessoas que possuem alguma doença grave.
- Profissionais do magistério
Neste grupo, a Receita Federal considera apenas as pessoas que possuem o magistério como única ou como a maior fonte de renda. Mais de 702 mil pessoas se encaixam neste quadro.
Prazo para entrega
Vale lembrar que os cidadãos brasileiros têm até o próximo dia 31 de maio para realizar o envio da declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal. Inicialmente, a ideia era encerrar o prazo no último dia 29 de abril. No entanto, o órgão decidiu mudar o limite para o próximo dia 31 de maio.
Como realizar a consulta
Não é necessário sair de casa para realizar a consulta aos dados do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. É possível fazer o procedimento através da internet, no site da própria Receita Federal ou pelo Centro de Atendimento Virtual do fisco (e-CAC).
A consulta foi liberada desde às 10h desta terça-feira (24). No caso da verificação através do sistema do e-CAC, é preciso ter uma conta no sistema do gov.br. A Receita afirma que também poderá liberar o sistema do serviço “Consultar Restituição IRPF”.
“Esse segundo serviço permite apenas verificar se a restituição foi incluída no lote. Informações mais detalhadas só podem ser obtidas utilizando o extrato”, diz a Receita Federal. Neste caso, será preciso informar CPF, data de nascimento e os caracteres que aparecem na tela.
Como funciona a restituição do Imposto de Renda
Segundo as informações oficiais, os cidadãos terão a opção de consultar os saldos e informar a agência e a conta bancária para receber os valores. O sistema é semelhante ao que aconteceu nos anos anteriores.
Em 2022, o processo de restituição do Imposto de Renda também poderá ser feito através do Pix. O titular pode receber o dinheiro de forma instantânea desde que a sua chave cadastrada seja na forma de um CPF.
Vale lembrar que a opção de receber a possível restituição na forma de Pix precisa ser informada pelo próprio usuário no momento do envio da declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal.