Imposto de Renda 2023: Últimos dias para declarar e ter prioridade na restituição
De acordo com a Receita Federal, prazo para as pessoas que querem ter prioridade na restituição do Imposto de Renda está acabando.
Quem deseja receber a restituição do Imposto de Renda mais rapidamente e ainda não declarou as informações este ano, precisa se apressar.
De acordo com o calendário oficial do IR de 2023, as pessoas têm até o próximo dia 10 de maio para declarar o Imposto de Renda e ter uma chance maior de pegar a restituição logo nos primeiros lotes.
Estamos falando de um prazo de pouco menos de uma semana para fazer o envio. Vale frisar que mesmo as pessoas que enviarem a documentação até o dia 10 de maio, ainda não estão garantidas no primeiro lote de restituição.
Para todos os efeitos, é necessário esperar pela decisão da Receita Federal. Segundo as informações oficiais, as pessoas que enviam o documento até 10 de maio estarão habilitadas para entrar logo no primeiro lote, que será pago no dia 31 de maio.
Contudo, a ordem da restituição sempre vai respeitar quem se enquadra como prioritário, ou seja, dos grupos que já possuem preferência por lei. Mas quais são esses grupos prioritários? Veja a seguir:
- Idosos com 80 anos ou mais;
- Idosos com 60 anos ou mais e pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e também quem escolher a restituição por Pix;
- Demais contribuintes.
A Receita Federal afirma que o envio da declaração até o dia 10 de maio não é necessariamente uma obrigação, mas as pessoas que enviam a documentação até esta data, podem ter uma série de benefícios.
A dica, aliás, vale mesmo para as pessoas que já estão no grupo de prioridades para a restituição.
Preferência na restituição
Especificamente neste ano de 2023, a Receita Federal está dando mais dicas de como se tornar uma pessoa prioritária para o recebimento de restituição. Como dito, quem envia a documentação mais cedo passa a ter mais chances de receber o saldo também mais cedo.
Mas há também um outro grupo: o das pessoas que indicam que preferem receber a restituição via Pix. Tais contribuintes também passam a entrar no sistema de prioridades para o recebimento do saldo.
O cidadão pode optar pelo sistema do Pix no momento da declaração do Imposto de Renda. Contudo, também há prioridade para as pessoas que adotam o modelo de declaração pré-preenchida.
Trata-se de um sistema em que o cidadão realiza o download de um documento já com boa parte das informações inseridas no sistema. Assim, ele só terá o trabalho de conferir os dados e de preencher o que está faltando.
Quando a restituição vai ser paga?
Quando é que a restituição do Imposto de Renda vai ser paga de fato? De acordo com informações da Receita Federal, serão cinco lotes de pagamentos no decorrer do ano. O primeiro deles, aliás, começa a ser depositado no final deste mês. Veja no calendário abaixo:
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.
Ainda não é possível saber quais contribuintes poderão receber o saldo em cada um destes lotes. O Fisco faz o anúncio sempre às vésperas de cada data.
Desta forma, é importante ter em mente que os cidadãos que cumprem as exigências de prioridade terão mais chances de receber o saldo logo nas primeiras janelas.
A declaração do Imposto de Renda
Em 2023, o processo de declaração do Imposto de Renda foi iniciado no dia 15 de março, e os cidadãos têm até o próximo dia 31 de maio para realizar o procedimento.
A expectativa é que 38,5 a 39,5 milhões de declarações sejam enviadas este ano, o que seria um recorde. Para todas as pessoas, a dica segue sendo não deixar para declarar na última hora.