A menos de uma semana para o fim do prazo regulamentar, a Receita Federal ainda aguarda mais de 7 milhões de declarações do Imposto de Renda. Os números mais recentes foram divulgados na quarta-feira (25). Os brasileiros têm até o próximo dia 31 de maio para enviar a documentação.
A Receita Federal divulgou os novos números por volta das 16h, e afirmou que o ritmo de envio já começou a aumentar nesta semana. Entre o domingo (22) e a quarta (25), estima-se que mais de 3 milhões de declarações foram oficialmente recebidas. De todo modo, ainda há uma preocupação com os atrasados.
Em termos percentuais, a receita estima que recebeu pouco menos de 80% das mais de 34 milhões de declarações esperadas para este ano. Os números não são muito distantes daqueles que se viu durante os processos de anos anteriores. Geralmente, uma grande parte da população deixa para enviar os documentos apenas em um último momento.
Inicialmente o prazo para a entrega do Imposto de Renda de 2022 era o dia 29 de abril. No entanto, diante de vários pedidos de setores da sociedade civil, a Receita Federal decidiu retardar o prazo final em mais de um mês para que os cidadãos tivessem mais tempo para enviar as documentações. Agora, o processo segue até o dia 31 de maio.
O cidadão que não enviar a declaração do Imposto de Renda até o final do prazo terá que pagar uma multa que pode chegar a até 20% do imposto devido para a Receita Federal. Em caso de não pagamento da dívida, ele fica em situação de inadimplência, o que pode impedir a realização de serviços básicos.
Dica é enviar o quanto antes
Entretanto, mesmo com o final do prazo se aproximando, a dica dos membros da Receita Federal segue a mesma. O cidadão ainda precisa enviar os documentos o mais rapidamente possível, para evitar problemas com o sistema nas últimas horas.
Nesse sentido, como mais de 7 milhões de brasileiros ainda não enviaram nada, é provável que a maioria deixe para fazer o envio apenas no último dia. Portanto, a situação pode gerar congestionamento no sistema do Imposto de Renda.
Além disso, quem deixa para enviar os documentos apenas na última hora, também tem menos tempo para corrigir possíveis erros depois do envio, aumentando assim as chances de entrada na chamada malha fina.
Imposto de Renda
Na última terça-feira (24), a Receita Federal abriu junto ao Governo Federal o processo de consulta ao primeiro lote da restituição do Imposto de Renda deste ano. De acordo com as informações oficias, qualquer cidadão pode realizar a consulta, sem precisar sair de casa.
A consulta aos lotes da restituição podem acontecer através do site oficial da Receita Federal na internet. Aliás, outra opção é usar o aplicativo oficial da instituição, que já está disponível para download em sistemas Android e iOS do celular.
O primeiro lote atenderá pouco mais de 3,3 milhões de pessoas. Informações oficiais dão conta de que as restituições somarão mais de R$ 6,3 bilhões. O dinheiro estará na conta dos usuários já a partir da próxima semana, no dia 31.