Quem ainda não enviou a declaração do Imposto de Renda e faz parte do grupo de pessoas que são obrigadas a declarar, precisa começar a correr. De acordo com informações da Receita Federal, o prazo para a realização da movimentação acaba já na próxima quarta-feira (31) às 23h59. Quem não enviar, corre o risco de sofrer complicações.
As pessoas que são obrigadas a enviar a declaração do Imposto de Renda e não enviam dentro do prazo estabelecido precisam pagar uma multa. O valor desta punição varia entre R$ 165,74, no mínimo, até 20% do valor do tributo devido, no máximo.
Em 2023, a expectativa da Receita Federal é receber algo em torno de 39 milhões de declarações do Imposto de Renda. Este é o número de brasileiros que são obrigados a declarar o documento. Na atualização mais recente, o Fisco revelou que mais de 7 milhões ainda não enviaram nada.
De todo modo, é importante ressaltar que tais números foram divulgados ainda na última sexta-feira (26). Assim, é provável que a quantidade de pessoas que ainda precisam enviar o documento tenha caído, já que é possível que muitos brasileiros tenham aproveitado o último final de semana para realizar a declaração.
Imposto de Renda em 2023
Em 2023, o processo de declaração do Imposto de Renda teve o prazo mais largo da história. Os contribuintes tiveram três meses para realizar o procedimento. Desde o último dia 15 de março, todos os cidadãos estão tendo a oportunidade de fazer o envio de toda a documentação exigida.
Neste ano, a Receita Federal apresentou algumas novidades em relação aos processos dos anos anteriores. Um dos novos pontos foi o estabelecimento da opção de recebimento da restituição através do sistema do Pix. Quem optou por este sistema, vai ter mais chances de ser prioridade em uma possível restituição.
Outro ponto novo foi a questão da declaração pré-preenchida. O Fisco já tinha estabelecido a liberação deste sistema nos anos anteriores, mas a partir de 2023, o documento que já é baixado com uma série de informações sobre o contribuinte está ainda mais completo, e também pode gerar uma prioridade maior para o cidadão que escolhe este esquema de envio.
A dica é não demorar
Caso você faça parte do grupo de cidadãos que precisam declarar e ainda não declararam, a dica é correr para enviar o quanto antes. Há um temor por parte da Recita Federal de que o sistema de envio entre em congestionamento por causa da grande procura pelo serviço nos últimos dias. Não seria a primeira vez que o problema aconteceria.
Caso o cidadão esteja inseguro, a dica é enviar a documentação mesmo com dúvidas antes do prazo final. Assim, ele vai poder corrigir possíveis erros depois da quarta-feira (31) sem se preocupar em ter que pagar multa.
Restituição do Imposto de Renda 2023
Também nesta semana, o Fisco vai iniciar o processo de pagamentos da restituição do Imposto de Renda. O primeiro lote vai ser pago na quarta-feira (31), ou seja, a mesma data do encerramento da declaração para os contribuintes.
Dados oficiais divulgados pela Receita Federal mostram que pouco mais de 4 milhões de pessoas deverão receber o saldo na quarta-feira (31). Para tanto, serão liberados mais de R$ 7,5 bilhões em pagamentos. Trata-se da maior liberação da história para o pagamento de um único lote de restituição.
Poderão receber o saldo já nesta semana os seguintes grupos:
- 246.013 contribuintes idosos acima de 80 anos;
- 2.464.031 contribuintes idosos entre 60 e 79 anos;
- 163.859 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- 1.052.002 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- 204.020 contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a declaração pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
Abaixo, você pode conferir as datas dos pagamentos da restituição
- 1º lote: 31 de maio;
- 2º lote: 30 de junho;
- 3º lote: 31 de julho;
- 4º lote: 31 de agosto;
- 5º lote: 29 de setembro.