A Receita Federal está começando oficialmente nesta segunda-feira (7) o período de entrega da declaração do Imposto de Renda. Isso quer dizer portanto que o cidadão que quiser enviar esse documento já pode fazer isso normalmente. O prazo final acaba no próximo dia 29 de abril. É o que dizem as informações oficiais.
Com a chegada dessa janela de declaração do Imposto de Renda, o fato é que muita gente passa a ter mais dúvidas sobre esse procedimento. Uma das questões que costumam circular com bastante força pelas redes sociais é o do melhor momento para se fazer esse envio. Afinal, é melhor enviar no começo ou no final do prazo?
De acordo com os especialistas em direito tributário, a resposta é uma só: no início. Essa, aliás, é a opinião de quase todos os analistas da área. A ideia é que o cidadão que deixa para fazer esse envio no final está mais propenso a passar por maiores dificuldades. E isso é algo que ninguém quer passar neste momento.
Segundo análise, quem deixa para enviar a declaração do Imposto de Renda no início do prazo tem mais chances de corrigir um possível erro posteriormente. De acordo com a Receita Federal, essa é uma opção que pode existir sem maiores problemas. Quem deixar para declarar depois, terá menos tempo para corrigir.
Além disso, há também a questão da restituição. Quem começa a declarar mais cedo têm mais chances de ser restituído logo nos primeiros lotes. Isso considerando que essa pessoa vai ter direito. A ideia da Receita Federal é entregar todas essas restituições até o fim do próximo mês de setembro. É o que se sabe.
Os lotes de restituição
Nesta semana, a Receita Federal deu mais alguns detalhes sobre a questão dos lotes de restituição do Imposto de Renda. Para quem não sabe, eles deverão começar a sair do papel já no próximo dia 31 de maio. Essa é a promessa.
No total, cinco lotes serão pagos até o final do próximo mês de setembro. Como dito, quem vai fazer a declaração do Imposto de Renda logo nesse início de prazo vai ter mais chances de entrar logo nestes primeiros lotes.
Vale lembrar, que os idosos, pessoas com alguma deficiência seja ela física ou mental, terão prioridade também. Além disso, usuários com alguma doença grave também possuem o mesmo direito.
E se eu não declarar o Imposto de Renda
É importante respeitar os limites de tempo de cada um desses processos. Isso porque se a pessoa não envia essa declaração, pode acabar tendo sérios problemas nesta situação. As consequências podem acabar atingindo o bolso do cidadão.
De acordo com a Receita Federal, quem é obrigado a enviar essa declaração e não enviar vai pagar uma multa de no mínimo R$ 165,74. Porém, essa é apenas uma base de pagamentos.
Ainda de acordo com a Receita Federal, o valor dessa multa pode chegar a 20% do imposto devido. Logo, o valor dessa multa não tem um limite máximo. Você pode ter que pagar muito dinheiro caso não entregue essa declaração na data.