Os cidadãos que não são obrigados a fazer declaração do Imposto de Renda 2021 podem preencher as informações no programa e ainda assim conseguir restituição. Isso varia de acordo com o caso. E declarações feitas fora do prazo não ocasionam pagamento de multa, nessa cenário.
Veja abaixo alguns casos em que isso é possível.
- Brasileiros que não são obrigados a declarar o Imposto de Renda mas tiveram algum tipo de retenção durante 2020, como por exemplo o pagamento das férias, podem fazer declaração e receber todo o imposto pago de volta.
- Quem tem intenção de fazer financiamento bancário pode apresentar a declaração do Imposto de Renda, mesmo sem imposto a receber. Normalmente os bancos pedem o documento de clientes que desejam um financiamento imobiliário ou empréstimo. A declaração pode ser usada como comprovante de renda ou mesmo como comprovante de que não possui bens, para poder pleitear um financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH).
- Quem pretende viajar ao exterior pode declarar o Imposto de Renda, já que a declaração pode ser pedida para emitir vistos para alguns países, como os Estados Unidos. O documento serve como comprovante da condição financeira para pagar a viagem e seu vínculo com o Brasil.
Quem não tem obrigação de declarar o Imposto de Renda pode fazer a declaração a qualquer momento, mesmo após do dia 30 de abril, prazo final. Esse grupo não paga multa, mesmo se pagar após o fim do prazo.
É possível enviar a declaração até cinco anos depois do ano referente aos dados. Ou seja, a declaração de 2021, que diz sobre os dados de 2020, pode ser entregue até 2025 nos casos citados na matéria.