Imposto de Renda 2021: Saiba como usar a declaração do ano passado para preencher atual
Ao fazer a declaração do Imposto de Renda de 2021, é possível importar os dados da declaração do ano passado. Com isso, é possível agilizar o preenchimento de vários campos e, dessa forma, evitar erros de digitação de informações e valores.
Além da praticidade, é recomendado guardar cópias das declarações dos últimos cinco anos. Esse é o prazo legal que a Receita Federal tem para questionar informações ou valores informados. Sem esses documentos, há o risco de cobrança de multa.
Quem fez a declaração do Imposto de Renda em 2020 possivelmente tem o documento salvo no computador, versão guardada em PDF ou uma cópia impressa. Mas quem não lembra ou não tem a declaração do ano passado guardada, pode pedir uma cópia à Receita Federal.
Quem ainda possui o programa do Imposto de Renda 2020 no computador, pode localizar a declaração e transportá-la para o programa deste ano. Para isso, é necessário gerar uma cópia do arquivo e salvá-lo em pasta conhecida, de fácil acesso no computador. No programa de 2020, clique na pasta “Transmitidas”. Escolha a declaração que deseja copiar – se mais de uma tiver sido feita no mesmo computador, elas estão listadas. Clique no ícone em forma de disquete para copiar o arquivo.
O programa dará a opção de escolher em qual pasta a cópia da declaração será salva. O arquivo da declaração será salvo com um nome com seu CPF e término com a extensão .DEC. E o arquivo do recibo de entrega terá a extensão .REC. Por fim, abra o programa de 2021, clique em “Nova”, escolha o tipo de declaração “Ajuste anual” e clique em “Importar declaração de 2020”. Basta selecionar o arquivo baixado.
Quem não tem a oportunidade de resgatar a declaração do ano passado, pode pedi-la à Receita Federal. Para conseguir a segunda via da declaração, é necessário acessar o sistema de atendimento digital da Receita (e-CAC) e clicar na opção de acesso com certificado digital. Entre no sistema e clique em “Meu Imposto de Renda” e “Declaração”. Na coluna, há a opção “Baixar arquivo da declaração entregue”. Basta selecionar o ano que deseja ter a cópia e baixar o arquivo.