Importância do Networking no Empreendedorismo
Entenda por que fazer networking é fundamental
Toda empresa, esteja ela começando ou já em fase de desenvolvimento, deseja causar uma boa impressão e ampliar a rede de contatos.
E o networking é um grande aliado nesse processo, pois através dele o empreendedor tem contato com outros profissionais, fazendo uma troca de conhecimento enriquecedora para ambos os lados.
Esse contato pode ser com:
- Fornecedores
- Investidores
- Funcionários
- Clientes
- Concorrentes
- Comunicadores
Como realizar um bom networking
É um processo de “formiguinha” podemos dizer assim.
É um trabalho que o empreendedor vai desenvolvendo de confiança com toda a sua rede de contato.
Nesse processo ele vai conquistando e fortalecendo laços, até que seus contatos passem a indicar seu negócio, é a longo prazo mas compensador.
Além disso o empreendedor por também se inscrever em webinars, fazer cursos, escrever artigos, dar aulas e palestras, ajudando a ampliar ainda mais sua rede, através dos contatos que ele vai fazer.
Linkedin como estratégia
Essa é uma das ferramentas mais poderosas e usadas para fazer networking.
Ao criar o perfil, fale sobre quem você é e sobre seu negócio e mantenha ele sempre atualizado.
No linkedin você terá acesso a profissionais do mundo todo, por isso compartilhe conteúdos de qualidade e interaja em outros perfis, crie vínculos.
Dicas de Networking
- Identifique contatos estratégicos
- Vá a eventos
- Ajude os outros
- Simplicidade
- Planeje sua abordagem
- Mantenha contato
- Aprenda a se doar
- Seja autêntico
- Gere relacionamento
Fazer networking é uma habilidade que possibilita alcançar o sucesso.
Vantagens do Networking
As vantagens são inúmeras, além de ampliar a cartela de clientes e contatos, o empreendedor pode:
- Criar novas oportunidades profissionais
- Encontrar parceiros e investidores
- Prospectar leads e novos clientes
- Aumentar a influência da empresa no mercado
- Desenvolver novas habilidades
Cliente X Networking
Um atendimento humanizado, que demonstra interesse realmente no cliente, que é claro e objetivo traz muitos benefícios a empresa, e é uma ótima forma de fazer networking, pois cliente satisfeito indica e fala bem da sua empresa.
Alguns benefícios são:
- Aumento da satisfação e a confiança do cliente;
- O cliente promove a empresa;
- Permite a empresa conhecer melhor os consumidores e direcionar melhor suas ações;
- Incentiva o consumidor a adquirir mais produtos ou serviços ao longo do tempo.
Um bom networking amplia as possibilidades de inovação.