Você já parou para pensar na real importância de se discutir o tema saúde na escola? Que tal refletir sobre esse assunto tão importante?
Neste texto, trouxemos alguns pontos relevantes sobre o tema, visando revelá-los a você que quer compreender um pouco mais sobre isso. Vamos lá?
Qual a importância de se discutir o tema saúde na escola?
A importância de se discutir o tema saúde na escola está envolvida com a vida do estudante dentro e fora desse espaço. Isto é, o que é transmitido no ambiente escolar “escorrega” para a vida real e para o dia a dia dos estudantes. Afinal, é muito comum que as crianças conversem com os seus pais sobre o que vêm assistindo nas aulas.
Portanto, incentivar boas práticas e bons hábitos é uma forma de contribuir para a sociedade de maneira geral. Além disso, outros apontamentos podem ser considerados, como por exemplo:
1. Incentiva boas práticas
Falar sobre saúde, seja ela física ou mental, ajuda na hora de incentivar boas práticas para as nossas crianças e nossos adolescentes. Por exemplo, a conscientização dos pequenos, a respeito dos cuidados com a saúde mental, pode ajudá-los na hora de lidar com as adversidades da vida, colocando em prática as ações que venham a ser mais saudáveis para a mente e para as emoções.
O mesmo vale para os conteúdos que ensinam sobre os cuidados com o sono, alimentação e higiene. Eles são carregados por toda a vida, fazendo com que o indivíduo cuide mais de si mesmo, uma vez que aprendeu práticas relevantes de autocuidado.
2. Ajuda a promover a qualidade de vida
A qualidade de vida, sem dúvidas, está diretamente relacionada com a nossa saúde física e mental. Quando não cuidamos da saúde e negligenciamos uma série de cuidados, podemos comprometer nosso bem-estar. Esse comprometimento pode resultar em doenças e desequilíbrios que impactam negativamente as nossas vidas, ocasionando uma redução na qualidade dela.
Portanto, a importância de se discutir o tema saúde na escola relaciona-se também com o simples fato de que assim estaremos promovendo mais qualidade de vida aos alunos.
3. Conhecimento que salva vidas
O conhecimento pode salvar vidas, e isso é um fato. Muitas vezes, nossas crianças e adolescentes podem ter sintomas de doenças graves, mas não percebem por simplesmente não ter o conhecimento. Sendo assim, ensinar sobre os cuidados com a saúde e sobre sinais de que algo não vai bem é uma forma de salvar vidas.
Afinal, a criança ou o adolescente poderá discutir o assunto com os pais, buscando apoio e tratamento para questões que exigem o acompanhamento de um profissional qualificado.
4. Ajuda a conscientizar a família
Por fim, o simples fato de as crianças conversarem com a família sobre os assuntos que vêm sendo discutidos na escola, toda a sociedade pode ser beneficiada. Pois como comentamos no começo deste artigo, dessa forma é possível trazer à tona temas relevantes que abrangem diversas esferas da comunidade, impactando a vida de muitas pessoas.
Incrível, não é mesmo?
Veja agora: Como promover a saúde na escola?