Saber impor limites para colega de trabalho é muito importante para garantir harmonia e, acima de tudo, justiça no ambiente de trabalho.
Afinal, nós devemos impor o nosso espaço quando nos sentimos invadidos ou injustiçados, concorda?
Porém, nem sempre é fácil demonstrar esse tipo de postura. Inclusive, algumas pessoas podem ter “medo” ou “vergonha” de demonstrar algo.
Por conta disso, fizemos este guia com sugestões simples e fáceis de compreender. Confira a seguir.
Antes de qualquer coisa, precisamos conceituar o que queremos dizer com impor limites para colega de trabalho.
Aqui, neste conteúdo, queremos enfatizar aquelas situações nas quais nos sentimos muito injustiçados ou incomodados por conta de algumas atitudes inconvenientes dos outros.
É o caso de um colega invadir a nossa vida pessoal, ou querer opinar negativamente no nosso trabalho, sem critérios para isso.
Nessas situações, devemos apresentar a nossa visão, impondo uma postura mais assertiva – e não autoritária, ok?
Esclarecido isso, vamos às dicas práticas:
Você sabe quais são os seus limites?
Por exemplo, pensando em brincadeiras no ambiente de trabalho: Existem brincadeiras que deixam você desconfortável? Há conversas e assuntos inconvenientes, das outras pessoas, que os incomodam? Pense sobre isso.
Saber quais são os limites pessoais que você possui, dentro dos relacionamentos corporativos, é peça-chave para se impor melhor.
Não tenha medo de demonstrar a sua opinião frente aos comentários que possam ser inconvenientes para você.
Se você se sentiu incomodado, diminuído, injustiçado e/ou ofendido, seja franco com a outra pessoa.
Diga o que incomodou e, se possível, por que incomodou. Peça para que não se repita, e siga adiante.
Porém, procure fazer isso com paciência e clareza, pois a pessoa que faz a brincadeira pode não ter intenções ruins, portanto, “brigar” por isso pode não ser interessante.
Se você perceber que a outra pessoa está passando dos limites, com brincadeiras ou “palpites”, e não adiantou conversar com ela, tente reduzir o contato, se possível.
Isto é, você não precisa manter uma convivência próxima com aquela pessoa que causa desconforto em você.
Você pode, neste caso, apenas focar no seu trabalho e manter um contato mais profissional, simples assim.
Dito de outro modo, considere conversar com a pessoa apenas para sanar dúvidas profissionais, delegar alguma coisa ou interagir em uma reunião.
Não há necessidade de manter uma proximidade o tempo todo. 😉
Caso a situação não melhore, mesmo com as conversas e o possível afastamento, converse com o RH da empresa.
Se você sente que a pessoa não está respeitando o seu espaço, invade a sua agenda de trabalho, delega coisas além da conta ou, simplesmente, não está sendo profissional com você, não tenha medo de sinalizar isso para o RH.
Afinal, a empresa também é responsável pelo que acontece dentro dela. Então, se as conversas não solucionaram o problema, as “autoridades” poderão agir. Pense nisso.
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