Conseguir implementar a cultura de feedback na empresa é importantíssimo se você quer que todo o time tenha a chance de crescer profissionalmente. Isso porque o feedback é essencial para o dia a dia de qualquer pessoa, uma vez que ele abre caminhos, traz insights e potencializa os bons resultados.
Porém, se você é um liderado e não sabe como solicitar a implementação do feedback na sua empresa, acompanhe este conteúdo até o fim e saiba mais!
Como implementar a cultura de feedback na empresa?
Decidir implementar a cultura de feedback na empresa é algo muito bom! Se você tem esse desejo, saiba que a sua visão sobre o trabalho está bem alinhada com os preceitos de produtividade, foco e desenvolvimento.
A seguir, você encontra algumas dicas que podem lhe ajudar nessa tarefa que, muitas vezes, é vista como “difícil”:
1. Marque um momento para conversar com o seu chefe direto
Se você não é o gestor e deseja implementar a cultura de feedback na empresa, é preciso conversar com o seu chefe sobre isso. Para tanto, marque um momento para trocar uma ideia com ele. Do mesmo modo, evite fazer esse tipo de sugestão, de implementação de feedback, pelos corredores da empresa.
Marcar uma conversa é fundamental para que seja possível apresentar o que você tem em mente, de fato. Pois apenas dizer que “implementar feedback é bom” não é o bastante. Para convencer um chefe que ainda não percebeu a importância disso, é necessário apresentar outras informações.
Portanto, regra número um: marque um café para que vocês possam conversar quando ambos não estiverem ocupados.
2. Apresente os fatores positivos de um bom feedback
No momento da conversa, comece a apresentar todos os fatores positivos de um bom feedback. Veja alguns deles:
- Evita a necessidade de retrabalho, uma vez que é possível alinhar qualquer deslize que possa surgir no meio do desenvolvimento de um projeto.
- Mantém a equipe motivada para as demandas cotidianas.
- Diminui as chances de equívocos que acontecem no meio do caminho.
- É um bom momento para que todos tirem dúvidas.
- Ajuda na produtividade da equipe e consequentemente da empresa.
- Gera mais resultados para todos os envolvidos.
- Viabiliza novos insights e ideias para projetos que já estão ultrapassados.
- Auxilia na hora de elaborar metas que construam uma empresa mais sólida e desenvolvida.
Viu só quanta coisa boa implementar a cultura de feedback na empresa pode gerar? Comente com o seu chefe sobre isso.
3. Demonstre a importância do feedback para o seu crescimento
Ao mesmo tempo em que você deve apontar os benefícios do feedback como um todo, também apresente o quanto isso é importante para você. Demonstre interesse em crescer e desenvolver-se na empresa, e mostre como o feedback é indispensável para isso.
4. Demonstre estar aberto para ouvir sugestões e apontamentos
Por fim, sempre demonstre uma postura aberta a sugestões e pratique a escuta ativa. Isso vai ajudá-lo a fazer com que o seu chefe entenda o quanto esse tipo de conversa é enriquecedora.
Afinal, se ele der uma negativa na hora de implementar a cultura de feedback na empresa, como você poderá só “virar a cara” sem ouvir a opinião dele? Seria contraditório, não acha?
Portanto, saiba manejar a conversa!