Open Banking – o que é?
O Open Banking, ou Sistema Financeiro Aberto, é o compartilhamento padronizado de dados, produtos e serviços por meio de abertura e integração de sistemas, conforme define o próprio BCB, o Banco Central do Brasil.
Sendo assim, o Open Banking possui interface dedicada para essa finalidade, por instituições financeiras, instituições de pagamento e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC, de forma segura, ágil e conveniente.
As ações previstas em cada fase
Veja a seguir quais serão as implementações feitas em cada fase do Open banking, conforme informações do BCB:
Conforme o BCB,o Open Banking prevê implementação gradual, realizada em fases, para o compartilhamento dos seguintes dados e serviços:
Fase 1 – Dados sobre a instituição participante
- Canais de atendimento;
- Bem como, produtos e serviços relacionados a contas de depósitos, contas de pagamento pré-pagas, cartão de crédito e operações de crédito de varejo disponíveis para contratação.
Fase 2 – Dados sobre o cliente
- Cadastrais (do cliente e seus representantes);
- Transacionais dos produtos e serviços da Fase 1.
Fase 3 – Serviços
- Iniciação de transação de pagamento (débito em conta, transferências entre contas na própria instituição, DOC, TED, Pix e pagamento de boletos);
- Encaminhamento de proposta de operação de crédito.
Fase 4 – Outros dados
- Produtos e serviços relacionados a operações de câmbio, credenciamento em arranjos de pagamento, investimento, seguros e previdência complementar aberta;
- Transacionais de clientes relacionados a conta-salário, operações de câmbio, credenciamento em arranjos de pagamento, investimento, seguros e previdência complementar aberta.
implementação do sistema – datas previstas
a)Fase 1 – até 01/02/2021: Canais de atendimento, produtos e serviços mais relevantes, como contas de depósito à vista e operações de crédito;
b)Fase 2 – até 15/07/2021: Cadastros e transações de clientes relativas aos produtos e serviços da fase 1;
c)Fase 3 – até 30/08/2021: Serviços de iniciação de transação de pagamentos e encaminhamento de proposta de operação de crédito;
d)Fase 4 – até 15/12/2021: Outros produtos, serviços e transações de clientes, como operações de câmbio, investimentos, seguros e contas-salário.
Benefícios para o cliente
Conforme informa o BCB, o Open Banking incentivará a inovação e o surgimento de novos modelos de negócio centrados em uma experiência do cliente sem fricções. Sendo assim, o BCB acredita que o sistema favorece a inclusão financeira e a educação financeira da população.
Assim, espera-se que a racionalização de processos e a redução da assimetria de informação auxiliem na definição de melhores políticas de crédito, na oferta de serviços mais adequados aos diferentes perfis de clientes e de segmentos da sociedade, bem como, na comparação entre produtos e serviços ofertados por diferentes instituições e na programação financeira por parte dos clientes. Principalmente, porque o cliente receberá ofertas personalizadas.