Império Romano: Trajetória de Nero e incêndio de Roma

Nero Cláudio Augusto Germânico, conhecido apenas como Nero, foi um dos imperadores mais cruéis do Império Romano, governou Roma entre 54 e 68 d.C. 

Ele nasceu na antiga cidade de Anzio, em 15 de dezembro de 37 d.C. e tornou-se um dos imperadores romanos mais polêmicos de todos os tempos. 

O Império Romano e seus imperadores podem aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Nero: Vida política

Nero, tornou-se imperador romano em 54 d.C., podendo aproveitar uma época que o Império Romano estava em pleno esplendor. 

Vale dizer que durante os primeiros cinco anos de mandatos Nero governou Roma sem grandes problemas e com grande satisfação popular.

No entanto, na política utilizava-se da violência e armas para combater e acabar com revoltas que vinham acontecendo em algumas províncias romanas. 

Outro ponto determinante da gestão de Nero é que ele investiu muito pouco na expansão do Império Romano. Segundo especialistas, ele apenas realizou algumas incursões militares na região que hoje compreende a Romênia. 

Ademais, muitas decisões políticas foram influenciadas por pessoas próximas como a sua mãe, Agripina e seu tutor, Lúcio Sêneca. 

Incêndio de Roma

O fato que marcou a história de Nero como imperador foi o enorme incêndio que atingiu Roma em 64. Segundo alguns historiadores, não se pode colocar toda responsabilidade do incêndio no imperador. 

Tendo em vista que o mesmo estava em Anzio quando começou o incêndio e retornou rapidamente para Roma. No entanto, culpam Nero baseado nos relatos de Tácito, um historiador da Roma Antiga. 

Segundo Tácito, surgiram rumores de que Nero ficou cantando e tocando lira enquanto Roma se acabava em chamas. De certo, o imperador acabou culpando e ordenando perseguição aos cristãos, acusados por ele como causadores do incêndio. 

A saber, por conta disso muitos deles foram capturados e jogados dentro do coliseu para serem devorados como presas por feras. 

Por fim, o imperador mostrou mais alguns desequilíbrios quando ordenou matar o filho do ex-imperador Cláudio em 55 d.C.. Já em 59 d.C., Nero ordena o assassinato de sua própria mãe. 

Morte

Nero viu uma crescente oposição ao seu império devido ao aumento de impostos e a perseguição aos cristãos. 

Desse modo, partiu para uma viagem na Grécia entre 67 e 68 d.C, o que o fez perder apoio popular, possibilitando um golpe de estado.

Desse modo, em 68 d.C, o Senado romano declarou Galba como novo imperador e Nero como inimigo público.  

Por conta disso, Nero resolve fugir de Roma, no entanto, acaba sendo alcançado por um soldado romano. 

Contudo, antes de ser preso, Nero resolve tirar sua própria vida. Segundo historiadores os poderosos e uma parte da população comemorou a morte de Nero, contudo as classes mais populares sofreram muito com sua perda.

E então, gostou de conhecer melhor sobre a história de Nero?

Não deixe de ler também – 5 filmes para estudar o Império Romano 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.