Império Babilônico: Fatos mais importantes

O Império Babilônico tem protagonismo nos principais períodos do mundo antigo e fica localizado no território que hoje está estabelecido o Iraque, nas terras que cruzam os rios Tigres e Eufrates. 

A saber, ele pode ser dividido em duas fases e ficava localizado no sul da Mesopotâmia. Todavia, as duas fases foram separadas pelo domínio dos assírios. 

O Primeiro Império Babilônico ficou de 1792 a.C. até 1750 a.C. e o segundo denominado como Neobabilônico durou entre 626 a.C. a 539 a.C. 

Ademais, o fim do Império Babilônico ficou marcado na história por conta das conquistas de Ciro, o grande, quando iniciou-se o Império Persa. 

Vale destacar que o Império Babilônico devido seu protagonismo tornou-se tema cotado para vestibulares e para o Enem. Por isso acompanhe o artigo e fique por dentro de tudo! 

Primeiro Império Babilônico

O Primeiro Império Babilônico acabou criado por Hammurabi na baixa Mesopotâmia. Além disso, a Dinastia dos Amorreus terminou quando a região acaba invadida pelos hititas, este foi o período intermediário da Babilônia. 

Esse período ficou marcado pelo declínio da Suméria e início do domínio dos Assírios e ficou marcado por diversas invasões e guerras.

A saber, no Primeiro Período Babilônico também houve a criação do Código de Hammurabi, tendo como base a Lei de Talião e que previa regras de conduta. 

Dentre as frases mais conhecidas está a famosa “Olho por olho, dente por dente”, como punição proporcional ao crime cometido. 

Segundo Império da Babilônia

O Segundo Império Babilônico ocorreu entre 612 a.C. e ficou marcado pela derrota dos Assírios para os caldeus. 

Dessa maneira, por conta da morte do rei assírio Assurbanipal, o império acabou assumido por Nabopolassar, pai de um dos mais populares reis babilônicos Nabucodonosor, que viveu entre 605 e 563 a.C. 

A saber, Nabucodonosor transformou a Babilônia em um centro cultural. Foi nesse período que surgiu os Jardins Suspensos da Babilônia e a Torre de Babel. 

Todavia, após a morte de Nabucodonosor o Império Babilônico entra em decadência. Chegando ao fim após a conquista dos Persas. 

E então? Gostou de saber um pouco mais sobre o Império da Babilônia?

Não deixe de ler também – Império Árabe: Formação, expansão e cultura

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.