Imperialismo: aquilo que você precisa saber
O termo “imperialismo” é usado para denominar um conjunto de ideias e mecanismos empregado por um Estado para alcançar a expansão.
O assunto é cobrado com frequência por questões de história, principalmente nos vestibulares e também na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para que você consiga estudar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o imperialismo. Confira!
Imperialismo: definição
O imperialismo é caracterizado pelo controle realizado de maneira formal e informal, no campo político e econômico de um território, sendo, dessa forma, mais amplo que aquele exercido pelo colonialismo. Ainda, o imperialismo é diretamente associado à expansão econômica de países capitalistas e, principalmente, à expansão europeia do século XIX.
Imperialismo: características
Na África, o imperialismo passou a ser empregado com a descoberta de diamantes e a abertura do Canal de Suez no Egito. A partir desses dois eventos, os europeus perceberam a importância econômica do continente e que poderiam usá-la para enriquecer os próprios territórios.
Entre os males causados pela dominação imperialista na África podemos citar, a falta de desenvolvimento na região, uma vez que o problema ainda gera consequências atualmente. Outro fator que impactou na região foi a divisão geográfica estabelecida. Grupos étnicos e culturais foram divididos através fronteiras que não consideraram os aspectos de cada tribo. Ainda, tribos inimigas foram colocadas em um mesmo território, o que ocasionou guerras civis entre os nativos. Ainda, os povos do continente sofreram com o processo de aculturação, com a perda gradual de seu idioma e crenças religiosas.
Já na Ásia, as ações imperialistas tiveram início em 1500 e terminaram no século XX. Nos países asiáticos o interesse, no princípio, era a curiosidade em descobrir novos povos e terras. Em seguida, o interesse mudou e passou a ser a exploração das riquezas descobertas nos territórios.