IG: Vale do São Francisco recebe reconhecimento de Indicação Geográfica para vinhos da região
Vale do São Francisco recebe reconhecimento de Indicação Geográfica (IG) para vinhos da região. Confira informações do Mapa!
Conhecido pelos vinhos tropicais, o Vale do São Francisco recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência (IP) para vinhos finos, nobres, espumantes naturais e moscatel espumante, de acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
IG: Vale do São Francisco recebe reconhecimento de Indicação Geográfica para vinhos da região
O registro foi publicado na Revista da Propriedade Industrial (RPI) nº 2.704 do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) na última terça-feira (1°).
A área de produção dos vinhos compreende cinco municípios localizados em dois estados do Nordeste: Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco; e Casa Nova e Curaçá, na Bahia, explica o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Destaque
Nesta IG em questão, destaca-se a contribuição da Embrapa Uva e Vinho na condução dos estudos técnicos. Junto com outras instituições parceiras, foi elaborado o dossiê que fez parte do pedido de registro junto ao INPI.
Por sua vez, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), através da sua Coordenação de Indicação Geográfica, foi responsável pela emissão do Instrumento Oficial de Delimitação da IG. Esse documento atesta a coerência e conformidade da área territorial da IG para fins deste registro.
Vale do São Francisco
Iniciada em 1960, a atual área delimitada do Vale do São Francisco originou-se com a organização da produção agrícola irrigada da região. A irrigação permitiu que as terras com caatinga, até então consideradas improdutivas, se tornassem áreas verdes ao longo das margens de beira-rio.
As videiras cultivadas na região são ligadas diretamente ao Rio São Francisco e desfrutam de uma região com características únicas no mundo, informa o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A comercialização dos vinhos tropicais começou na década de 1980, de acordo com documentos encaminhados ao INPI. Atualmente, toda a área delimitada da IP Vale do São Francisco destina-se puramente à produção de videiras destinadas tão somente à elaboração dos vinhos dessa área delimitada no Nordeste brasileiro.
A maioria dos produtores elaboram vinhos em vinícolas próprias. Além do comércio dos vinhos produzidos, as diversas vinícolas do Vale do São Francisco ampliaram sua participação em feiras e eventos de vinhos, bem como em eventos de gastronomia, com degustação e distribuição de folheteria, destaca o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Indicações Geográficas Brasileiras
A Indicação Geográfica é um instrumento de reconhecimento da origem geográfica, conferida a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, que detêm valor intrínseco, identidade própria, o que os distingue dos similares disponíveis no mercado, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).