O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) abre nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, o período de inscrição para o Processo Seletivo 2022/2023. De acordo com o cronograma, as inscrições serão recebidas até 16h do dia 29 de setembro.
Os interessados em participar da seleção para ingresso em 2023 poderão se inscrever online, exclusivamente por meio do Portal do Núcleo de Concursos. Conforme o edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 50 para os cursos técnicos e de R$ 80 para os cursos de graduação.
Os estudantes de baixa renda que não puderem arcar com o custo da taxa de inscrição já podem pedir a isenção da taxa de inscrição. As solicitações de isenção poderão ser feitas até o dia 12 de setembro. O candidato deve comprovar que é membro de família de baixa renda com o envio dos documentos indicados no edital.
Provas
A classificação dos inscritos será feita a partir do desempenho nas provas que o IFPR vai aplicar. De acordo com o cronograma do Processo Seletivo 2022/2023, a aplicação das provas será no dia 6 de novembro.
A composição das provas varia de acordo com o curso pretendido. Desse modo, os candidatos aos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e aos cursos superiores farão provas com questões sobre assuntos do ensino médio. Já os candidatos aos cursos técnicos integrados farão provas compostas por assuntos do ensino fundamental.
De acordo com os editais, os locais de prova serão nas 28 cidades do Paraná para as quais há oferta de vagas.
Vagas
A oferta total do IFPR é de 6,5 mil vagas para ingresso no ano letivo de 2023. Há vagas para cursos técnicos integrados e subsequentes e para cursos superiores (bacharelados, licenciaturas, e cursos de tecnologia).
Do total das vagas ofertadas, 3.847 vagas são para cursos técnicos e 2.784 para cursos de graduação. Haverá reserva de vagas segundo a Lei de Cotas, ou seja, para estudantes egressos de escolas da rede pública, com recorte de renda e percentual pra pretos, pardos e indígenas.
Veja detalhes no site do IFPR.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também MEC libera 2ª chamada do ProUni 2022/2; saiba mais detalhes.