O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) divulgou o resultado preliminar referente ao Processo de Ingresso 2023/2. Desse modo, os participantes já podem conferir a classificação por meio do site de Ingresso IFPE.
Esse resultado foi publicado após a análise dos recursos quanto à lista preliminar de classificados. Portanto, não caberá a interposição de novos recursos.
Após a divulgação do da lista de classificação após recurso, o IFPE realiza o procedimento de heteroidentificação. Os candidatos inscritos dentro do sistema de reserva de vagas para pretos, pardos e indígenas deverão enviar o documento para a aferição da sua condição até o dia 19 de junho.
De acordo com o cronograma, a publicação do resultado final, com a lista de aprovados e 1ª chamada, está marcada para o dia 30 de junho. Os convocados deverão realizar as matrículas no mês de julho, em conformidade com as datas e procedimentos estabelecidos Edital de Matrícula. O IFPE deve divulgar o documento também no dia 30 de junho.
Como foi o Processo de Ingresso 2023/2?
De acordo com os editais, neste processo seletivo, o IFPE está ofertando vagas para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, para cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e também para os cursos de graduação.
A seleção dos candidatos aos cursos técnicos integrados e curso de qualificação profissional na modalidade Proeja foi feita através da análise do desempenho escolar de cada um dos inscritos. O IFPE considerou as notas obtidas em Língua Portuguesa ou Português e Matemática do ensino fundamental ou equivalente.
Para a classificação dos candidatos aos cursos técnicos subsequentes, o Processo de Ingresso 2023/2 contou com duas modalidades: aproveitamento das notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) ou análise do histórico escolar. Nesse caso, a modalidade foi da escolha do candidato.
O IFPE analisou o desempenho escolar em Língua Portuguesa ou Português e Matemática do Ensino Médio. Já os candidatos que optaram por usar as notas do Enem puderam se inscrever com os desempenhos obtidos em uma das cinco últimas edições do exame, ou seja, ocorridas entre 2018 e 2022.
Por fim, para a classificação dos candidatos aos cursos superiores, o Instituto usou exclusivamente a nota geral no Enem obtida em uma das cinco últimas edições do exame (2018, 2019, 2020, 2021 ou 2022). OIFPE considerou a pontuação obtida nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a pontuação obtida em Matemática e suas Tecnologias.
Oferta de vagas
De acordo com o edital, ao todo, o IFPE está ofertando 2.679 vagas em cursos técnicos (subsequentes e integrados), superiores e de qualificação profissional Proeja. O edital estabelece ainda que as oportunidades estão distribuídas pelos 15 campi do Instituto.
Portanto, há vagas para os campus de Abreu e Lima, Igarassu, Garanhuns, Caruaru, Santo Agostinho, Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares, Paulista e Recife.
Do total das vagas, 1.891 são para cursos técnicos na modalidade subsequente (para quem já concluiu o ensino médio). Outras 280 vagas são para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (voltados para quem já concluiu o ensino fundamental) no Campus Recife. Para os cursos de qualificação profissional Proeja no Campus Barreiros, a oferta é de 35 vagas. Por fim, para o os cursos de graduação, a oferta é de 473 vagas.
O IFPE reserva parte das vagas para estudantes oriundos de escolas da rede pública, conforme indica a Lei de Cotas. Portanto, há recorte de renda e percentual de vagas exclusivo para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).
Acesse o edital do Processo de Ingresso na íntegra para mais informações.
Leia também UFU abre nesta segunda-feira (12) o período de inscrição para o PS Especial via notas do Enem; saiba mais.