IFMS recebe inscrições para Vestibular 2023/2 via Enem
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com o período de inscrição aberto para o Vestibular 2023/2 que visa o preenchimento de diversas vagas em cursos de graduação no 2º semestre letivo deste ano.
De acordo com o cronograma, os interessados poderão realizar as inscrições até o dia 22 de maio de 2023. Conforme indicado no edital, não haverá cobrança de taxa de inscrição.
Os procedimento de inscrição devem ser feitos de forma virtual, com o preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do IFMS. Antes de realizar a inscrição, é necessário criar um cadastro. No momento da inscrição, os candidatos devem indicar a opção de curso de graduação escolhida, além de todas as informações pessoais solicitadas.
Processo de seleção
O IFMS não aplicará provas para a classificação dos inscritos. Conforme estabelecido no edital, o IFMS vai considerar as notas obtidas pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Portanto, somente os estudantes que tenham feito a última edição do exame, o Enem 2022, e que já tenham concluído o Ensino Médio poderão se inscrever nesse processo seletivo.
O IFMS vai considerar as notas das quatro provas objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias) e também a nota obtida na prova da redação do Enem.
Não ter zerado a nota da prova de redação é pré-requisito para participar da seleção. Além disso, os pesos atribuídos à nota de cada prova variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato. Os estudantes podem consultar os pesos no edital.
De acordo com o edital, o candidato deve informar o número do CPF para que o IFMS verifique a pontuação obtida.
Oferta de vagas
Ainda conforme o edital, a oferta total do IFMS para o Vestibular 2023/2 é de 760 vagas para cursos de graduação de diversas áreas. As oportunidades estão distribuídas entre as unidades do Instituto localizadas em oito municípios do Mato Grosso do Sul:
- Aquidauana (120 vagas);
- Campo Grande (160 vagas);
- Corumbá (80 vagas);
- Coxim (160 vagas);
- Dourados (40 vagas);
- Jardim (40 vagas);
- Naviraí (40 vagas);
- Três Lagoas (120 vagas).
O edital estabelece ainda que metade das vagas está reservada para candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública. Do total das vagas reservadas, 50% são para aqueles com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio, havendo também percentual de vagas exclusivo para pretos, pardos, indígenas e para pessoas com deficiência (PcD).
Cursos
As oportunidades ofertadas são para os seguintes cursos: Engenharia Civil; Redes de Computadores; Sistemas para Internet; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Processos Metalúrgicos; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Alimentos; Engenharia de Pesca; Licenciatura em Química; Jogos Digitais; Arquitetura e Urbanismo; Engenharia de Computação; e Automação Industrial.
Resultados
De acordo com o cronograma, o IFMS divulgará o resultado final desse processo seletivo, com a lista de aprovados em 1ª chamada, no dia 29 de maio de 2023. Os interessados poderão contestar o resultado nos dias 30 e 31 do mesmo mês.
Após a análise dos recursos, o Instituto deve publicar o resultado final no dia 2 de junho. Os convocados em 1ª chamada deverão solicitar a matrícula entre os dias 5 e 16 de junho.
No caso dos candidatos aprovados dentro da reserva de vagas para pessoas negras deverão passar por procedimento de heteroidentificação. A convocação sairá no dia 2 de junho, enquanto a realização das bancas de heteroidentificação dos candidatos da 1ª chamada está marcada para os dias 5 e 6 do mesmo mês. O resultado será liberado em 14 de junho.
Acesse o edital na íntegra para mais informações.
Leia também Uerj divulga CCI com os locais de prova do 1º Exame de Qualificação do Vestibular Estadual 2024; saiba mais.