O Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou o termo de adesão ao primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022. De acordo com o documento, a oferta do IFMS será de 1.080 vagas em 27 cursos superiores.
As oportunidades são para cursos de tecnologia, licenciaturas e bacharelados ministrados nos campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Ainda segundo o termo de adesão, 540 vagas será para a seleção em ampla concorrência, enquanto outras 540 oportunidades estão reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012).
Desse modo, 50% das vagas para as cotas são para estudantes que têm renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio. Há percentual para candidatos autodeclarados pretos pardos, indígenas e para pessoas com deficiência.
Podem participar do SiSU 2022/1 os estudantes que tenham feito as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021, já que a classificação dos candidatos é feita exclusivamente a partir do desempenho no exame. Além disso, para se inscrever, os candidatos não podem ter zerado a prova de redação do Enem 2021 e não podem ter feito o exame na condição de “treineiros”.
Inscrições
As inscrições da 1ª edição do SiSU 2022 serão recebidas no período de 15 a 18 de fevereiro, conforme estabelecido pelo MEC. A divulgação do resultado, feita em uma única chamada regular, está prevista para o dia 22 de fevereiro.
As demais convocações serão feitas exclusivamente pelas universidades, por meio da lista de espera. Desse modo, os candidatos que não forem aprovados em nenhuma das duas opções de curso na chamada única poderão manifestar interesse na lista de espera. O prazo será do dia 22 de fevereiro a 8 de março.
Veja o edital do SiSU na íntegra.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!