A integração da tecnologia é uma faca de dois gumes. Ainda que possa nos tornar mais poderosos, ajudando a superar obstáculos, também pode criar mais barreiras se usada de maneira inadequada.
Professores sabem bem disso, sobretudo em tempos de distanciamento social. Quase a totalidade dos educadores atualmente tem migrado para estudo remoto, enviando conteúdos digitais para seus alunos estudarem em casa.
Embora o objetivo dos professores seja ensinar os estudantes a alcançarem seu potencial máximo por meio de conteúdo individualizado e digital, muitas ferramentas têm efeitos desumanizadores. Elas prejudicam a conexão entre as pessoas, limitam as oportunidades de agrupamentos heterogêneos e de colaboração de habilidades cruzadas.
Uma dúvida muito recorrente é como deixar o estudo remoto mais humanizado. Afinal, a distância ‘esfria’ muito o relacionamento professor-aluno.
Vídeos ensinando podem não ser suficientes para levar um ensino mais aprofundado e considerando as características de cada estudante.
Existem maneiras de humanizar a pedagogia digital. Veja três sugestões destinadas a professores.
Criar oportunidades de diálogo e discurso
A interação social é um componente crítico da instrução complexa. Para capitalizar totalmente os benefícios da instrução complexa, devemos criar oportunidades de diálogo e discurso, em um esforço para manter os jovens pensando criticamente ao longo desta quarentena. Muitos dos professores têm recursos de conferência de áudio ou vídeo ao alcance.
O Google Meet e o Zoom são apenas duas ferramentas que garantem aos educadores a capacidade de realizar reuniões ao vivo com suas salas de aula. Fazer isso pode preservar alguma aparência de normalidade e manter o diálogo e o discurso valorizados em salas de aula.
Mas a necessidade disso vai muito além da interação social. É verdade que o aprendizado profundo não acontece em uma planilha ou por meio de uma série de vídeos descontextualizados e perguntas fechadas.
Aprender é uma conversa; requer conexão e interação humanas. A fim de preservar a humanidade das experiências de aprendizagem quando depende-se da tecnologia digital, é importante pensar nessas ferramentas de conferência como um meio de extensão empática.
Isto é, como uma ferramenta para se conectar com outras pessoas quando a conexão humana face a face simplesmente não existe não é possível ou seguro.
Oportunidades para autorreflexão
A crise atual está permitindo que os professores e pais reflitam sobre o que realmente significa aprender. Isso no ensino remoto ou não.
Há a constante lembrança de que aprender é mais sobre o processo do que o produto. O envio de planilhas para casa após planilhas provavelmente não resultará em um aprendizado frutífero que permaneça.
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