5 passos para melhorar o estudo remoto

Tudo indica que esse modelo de ensino veio para ficar e deve ser enxergado como uma ferramenta a mais para os estudantes

O estudo remoto é uma realidade para praticamente todos os estudantes atualmente. Com a pandemia de Covid-19, a necessidade de estudar em casa se tornou a única saída para alunos do ensino básico, de faculdades, cursos e até aqueles que se preparam para concursos.

Não há ainda maneiras seguras de estar nas instituições de ensino. E mesmo quando ocorrer a reabertura, é bem possível que seja implementado o ensino híbrido, que mescla aulas presenciais e online.

Portanto, o melhor a se fazer é encontrar maneiras de melhorar o aprendizado com o ensino remoto. De uma forma ou de outra ele veio para ficar e deve ser enxergado como uma ferramenta a mais para os estudantes.

Veja a seguir algumas estratégias para se dar bem!

1. Planejamento para o estudo remoto

O primeiro passo que você precisa para se dar bem no estudo remoto é se planejar. Saber quais tópicos precisa aprender e quais áreas tem maior dificuldade é fundamental.

Vale criar cronograma para qualquer meta de estudo. Pode ser para concursos, vestibulares, ENEM, escola, universidade, etc. Assim como para quem precisa trabalhar de casa agora em tempos de pandemia.

Estipule horários e prazos para entregar atividades, priorizando o período do dia no qual você tem mais energia.

Concurseiros: Dicas para organizar o cronograma de estudos

2. Estudo por partes

O estudo dividido por curtas afiadas compensa. Foi demonstrado que, após 30 minutos de intensa concentração, nosso cérebro perde parte de sua capacidade de reter e receber informações com precisão.

Portanto, é aconselhável dividir o material em pedaços pequenos e de fácil digestão. Faça o que fizer, não tente acumular um ano inteiro de trabalho na noite anterior. Confie em nós, tentamos e não funciona.

Estudo com pausas: Conheça o método pomodoro e suas vantagens

3. Troca de conhecimentos

Se você está acostumado a estudar sozinho, por que não parte para o estudo em grupo? Ao colaborar e compartilhar informações com outras pessoas, você descobrirá que estudar é muito mais agradável.

Pode ser que, ao usar a colaboração, você possa tirar dúvidas em certos assuntos e ensinar outros temas. Lembre-se que quando você passa seu conhecimento adiante também fortalece os seus próprios aprendizados.

Estudar em grupo: Conheça vantagens e desvantagens

4. Materiais diversos

Você pode estar acostumado a estudar apenas marcando o texto e memorizando. No entanto, existem muitos outros métodos de estudo que podem ajudá-lo. Os flashcards, por exemplo, são ótimos para revisar conceitos e destacar fórmulas importantes.

Mapas mentais, anotações de todos os tipos, desenhos e outros tipos de resumos também fazem a diferença.

5. Ferramentas da internet à disposição

A internet é um ótimo recurso para encontrar informações e aprofundar seus conhecimentos nas disciplinas que estuda. Também contém ferramentas, como os aplicativo, que favorecem o estudo remoto.

Claro que cada app oferece uma funcionalidade. Mas como há muitos disponíveis, dá para conhecer e escolher aquele que se encaixa mais com o seu perfil.

E então, preparado para seguir esses passos e obter sucesso em seu estudo remoto?

Leia também outro post que pode ser interessante:

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/pesquisas-online-eficientes/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.