Para humanizar as relações no trabalho é preciso colocar em prática algumas ações bastante importantes. Neste texto, elencamos algumas dessas ações com dicas que podem ajudar você a construir relacionamentos mais saudáveis no ambiente corporativo. Acompanhe para saber mais!
Como humanizar as relações no trabalho?
A arte de humanizar as relações no trabalho pode impactar no bem-estar e na saúde de todos os colaboradores. Quando criamos um ambiente mais humano, empático e acolhedor, estamos abrindo caminho para que as emoções sejam cuidadas, os pensamentos ouvidos e assim por diante. Tudo isso, no agregado e no longo prazo, gera satisfação no trabalho e qualidade de vida.
Por isso, se você deseja investir na saúde dos seus colaboradores, considere as nossas dicas abaixo e comece a criar um ambiente mais acolhedor para todos:
1. Incentivando o diálogo, a empatia e a escuta ativa
Incentive, sempre que possível, a troca de ideias. Isto é, incentive uma postura que seja baseada em bons diálogos. Para isso, quando um colaborador estiver falando, seja empático e demonstre estar escutando ativamente. Isso servirá de exemplo para os demais, que perceberão que esse espaço de escuta e conversa pode sim ser colocado em prática no ambiente de trabalho.
2. Oferecendo informações sobre saúde mental
Sempre que possível, ofereça informações relevantes sobre saúde mental. Permita que os seus colaboradores aprendam por meio de informativos, palestras e conteúdos relevantes sobre essa área. Quanto mais suporte emocional nesse sentido for oferecido, mais efetivo será o processo de humanizar as relações no trabalho.
3. Permitindo que as opiniões sejam ouvidas
Quando um colaborador estiver apresentando alguma opinião dele, não o interrompa e tampouco fique querendo “contradizer” o que ele acabou de dizer. Pelo contrário! Demonstre que você está interessado em entender o que a pessoa está falando. Volte para aquele ponto que mencionamos a importância da escuta ativa e do foco nesse sentido.
Dessa maneira você demonstrará, para todos da sua equipe, o quanto é relevante ouvir todas as opiniões, sempre que possível.
A humanização se baseia nessa escuta e nesse lugar de fala. Quando permitimos que as pessoas falem o que pensam, com respeito, claro, nós conseguimos criar uma atmosfera muito mais democrática e justa.
4. Oferecendo feedbacks qualificados
Os feedbacks também podem nos ajudar a humanizar as relações no trabalho. Isso porque é através deles que conseguimos trazer os pontos fortes e fracos dos nossos colaboradores. Podemos apresentar quais são os pontos que devem ser melhorados, e quais estão indo muito bem. Isso permite que o próprio colaborador olhe para si e enxergue o seu potencial.
Às vezes, algumas empresas se esquecem de dar feedbacks. E isso faz com que o colaborador se sinta apenas uma “peça” na engrenagem, que pode ser facilmente substituída. Logo, os relacionamentos entre colegas e gestores tende a ser mais frio e menos humanizado em um espaço assim. Mude esse tipo de posicionamento!
5. Aproximando-se do time
Esteja por perto do seu time. Não há como humanizar as relações no trabalho se você nunca aparece e está sempre distante. Procure sempre se comunicar com a sua equipe e veja como isso também pode fortalecer os laços entre vocês.