Humanismo: vai cair na sua prova!

Humanismo: tudo sobre esse movimento literário e artístico

O que você sabe sobre o Humanismo?

Esse movimento literário e artístico, devido à sua importância, costuma aparecer com uma grande frequência nas principais provas do país, dentre elas o ENEM.

Dessa forma, o artigo de hoje trouxe um resumo com as principais características que você precisa dominar dentro desse tópico.

Humanismo: Definição

O humanismo ocorreu entre os séculos XV e XVI.

Trata-se de um movimento literário de transição entre o trovadorismo e o renascimento. Além disso, o humanismo também fundiu um marco histórico entre o fim da Idade média e o começo da Idade Moderna na Europa.

Este período recebeu o referido nome pelo fato de representar a ideologia de antropocentrismo, ou seja, de que o homem seria o centro de tudo. Sendo assim, o ser humano é, aqui, valorizado pelos filósofos e pensadores, bem como a investigação de métodos científicos.

Essa valorização do homem ficou destacada principalmente pelas produções de crônicas, teatro e prosa.

Humanismo: Características

O humanismo possui três características principais. São elas: antropocentrismo, racionalismo e cientificismo.

O antropocentrismo refere-se a ideia de que o centro do universo seria o homem, e não Deus. Já o racionalismo era algo utilizado para fugir das ideias relacionadas ao divino. Os dogmas passam a ser submetidos a questionamentos e não mais serem aceitos cegamente.

Por fim, o cientificismo é também uma característica devido ao afastamento do pensamento dos ensinos da Igreja, tendo então, um grande desenvolvimento nos estudos de matemática, física e medicina.

Humanismo: Principais autores

Um dos principais autores do Humanismo é o Gil Vicente, considerado o pai do teatro português, famoso por obras como “Auto da Barca do Inferno”, “Auto da visitação”, e “Farsa de Inês Pereira”

Fernão Lopes foi um grande representante da prosa neste período, ficando conhecido por produzir obras sobre a história dos reis de Portugal.

Temos também Thomas More, escritor inglês, famoso pela autoria de “Tratado sobre a Paixão de Cristo” e “Súplica das Almas”.

Por fim, é importante ressaltar que os autores variavam os temas escritos em assuntos como mitologia clássica, obras ligadas a religião e moralizantes, tomando sempre o cuidado para adaptar a nova ideologia com as crenças cristãs, mas sem deixar essas últimas de lado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.