Humanismo: vai cair na sua prova! - Notícias Concursos

Humanismo: vai cair na sua prova!

Humanismo: tudo sobre esse movimento literário e artístico

O que você sabe sobre o Humanismo?

Esse movimento literário e artístico, devido à sua importância, costuma aparecer com uma grande frequência nas principais provas do país, dentre elas o ENEM.

Dessa forma, o artigo de hoje trouxe um resumo com as principais características que você precisa dominar dentro desse tópico.

Humanismo: Definição

O humanismo ocorreu entre os séculos XV e XVI.

Trata-se de um movimento literário de transição entre o trovadorismo e o renascimento. Além disso, o humanismo também fundiu um marco histórico entre o fim da Idade média e o começo da Idade Moderna na Europa.

Este período recebeu o referido nome pelo fato de representar a ideologia de antropocentrismo, ou seja, de que o homem seria o centro de tudo. Sendo assim, o ser humano é, aqui, valorizado pelos filósofos e pensadores, bem como a investigação de métodos científicos.

Essa valorização do homem ficou destacada principalmente pelas produções de crônicas, teatro e prosa.

Humanismo: Características

O humanismo possui três características principais. São elas: antropocentrismo, racionalismo e cientificismo.

O antropocentrismo refere-se a ideia de que o centro do universo seria o homem, e não Deus. Já o racionalismo era algo utilizado para fugir das ideias relacionadas ao divino. Os dogmas passam a ser submetidos a questionamentos e não mais serem aceitos cegamente.

Por fim, o cientificismo é também uma característica devido ao afastamento do pensamento dos ensinos da Igreja, tendo então, um grande desenvolvimento nos estudos de matemática, física e medicina.

Humanismo: Principais autores

Um dos principais autores do Humanismo é o Gil Vicente, considerado o pai do teatro português, famoso por obras como “Auto da Barca do Inferno”, “Auto da visitação”, e “Farsa de Inês Pereira”

Fernão Lopes foi um grande representante da prosa neste período, ficando conhecido por produzir obras sobre a história dos reis de Portugal.

Temos também Thomas More, escritor inglês, famoso pela autoria de “Tratado sobre a Paixão de Cristo” e “Súplica das Almas”.

Por fim, é importante ressaltar que os autores variavam os temas escritos em assuntos como mitologia clássica, obras ligadas a religião e moralizantes, tomando sempre o cuidado para adaptar a nova ideologia com as crenças cristãs, mas sem deixar essas últimas de lado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?