O termo proletariado surgiu no Império Romano para referir-se à classe social mais baixa “proletarii” que tinha como função a geração de filhos para o crescimento demográfico do império.
Contudo, o termo foi utilizado também pelo filósofo Karl Marx (1818 – 1883) referindo-se a classe trabalhadora que possui na sua força de trabalho o seu único bem e oposição à burguesia que possuía o domínio dos meios de produção.
Por isso, hoje em dia o termo proletariado está ligado ao conceito de luta de classes criado por Karl Marx e seu desenvolvimento nas ciências sociais.
O proletariado é um tema recorrente em questões do Enem e demais vestibulares, por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre ele!
Relação entre o proletariado e a burguesia
O conceito de proletariado imposto na sociedade atual surgiu durante o processo conhecido como Revolução Industrial.
Pois, através dela a organização do trabalho transformou-se a partir da criação das máquinas e da aceleração da produção.
Dessa maneira, os donos das fábricas representantes da burguesia, passam a controlar os meios de produção, ou seja, instalações, máquinas, equipamentos, matérias-primas. Assim como a força de trabalho por meio do salário pago aos trabalhadores.
Desse modo, o trabalhador passa a ser controlado pelo sistema capitalista, afinal ele deixa de comandar seu trabalho e passa a ser propriedade da burguesia, tornando a classe desumanizada e explorada.
Por isso, para Karl Marx é através do proletariado que gera-se o lucro, afinal, por meio da sua mão-de-obra, o produto tem seu valor agregado, contudo, o capital gerado não retorna para as mãos do trabalhador.
Proletariado e a importância da luta de classes
Segundo Karl Marx, a luta de classes e a tensão criada entre grupo de opressores e oprimidos é a base da história. Para ele, a burguesia lutou e triunfou sobre seus opressores, a nobreza feudal.
Além disso, por meio dessa revolução, deu poder a si mesma e organizou-se como a classe dominadora, transformando-se em oprimidos e opressores.
Por isso, o proletariado surge como objeto da exploração da classe capitalista burguesa. Contudo, essa seria uma condição transitória como aconteceu de outras maneiras em outros momentos históricos.
Em síntese, o poder da burguesia acontece por conta do controle dos meios de produção e do impedimento da evolução da consciência do proletariado.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre o proletariado?
Não deixe de ler também – Geografia política: Evolução e principais campos de estudo.