Renascimento científico: definição e principais características
O termo “renascimento científico” é usado para denominar um período desenvolvimento da ciência que aconteceu entre os séculos XV e XVI.
O tema é cobrado com frequência por questões de história dentro das principais provas do país, como os vestibulares e o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para te ajudar nos seus estudos, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre o renascimento científico. Vamos conferir!
O que foi o renascimento científico?
O chamado Renascimento Científico ocorreu entre os séculos XV e XVI, período caracterizado pelo desenvolvimento da ciência e do racionalismo.
Contexto
Com o declínio do feudalismo, uma nova ordem e uma nova mentalidade surgiram na Europa. Com isso, no século XV, o questionamento do modelo de sociedade vigente ganhou espaço, principalmente devido à importantes acontecimentos, como as Grandes Navegações e a invenção da imprensa. Ao mesmo tempo, o renascimento artístico, com importantes expoentes em toda a Europa, mostrava o potencial da habilidade humana.
Nesse contexto de transformações e inovações, o renascimento científico encontrou a ocasião perfeita para o seu surgimento e expansão pelo continente europeu.
Devido ao seu impacto, o renascimento científico é considerado por alguns estudiosos um dos principais marcos do fim da Idade Média e do início da Idade Moderna.
Principais cientistas
Nicolau Copérnico foi um dos principais nomes do renascimento científico. Ele foi um astrônomo e matemático polonês que, devido às suas descobertas, passou a ser considerado o pai da astronomia moderna. Copérnico, ainda criou a Teoria Heliocêntrica, que afirmava que o sol era o centro do universo e não o planeta Terra
Também devemos mencionar Galileu Galilei, um físico, astrônomo e matemático italiano que é considerado fundador da geometria moderna. Ele foi, dentre tantas coisas, o responsável por aperfeiçoar o telescópio e por inventar o compasso geométrico.
Leonardo da Vinci também foi um dos principais nomes do renascimento científico. Da Vinci é considerado um polímata, aquele que possui conhecimentos em diversas áreas.
Por fim, podemos destacar Isaac Newton. Newton foi um físico, astrônomo, teólogo e matemático inglês que criou as chamadas Leis de Newton, inovando a física. Devido às suas contribuições, o inglês é considerado o pai da física e da mecânica moderna.