Tratado de Fontainebleau: um resumo
O termo “Tratado de Fontainebleau” é utilizado para definir um acordo que foi realizado entre a França e a Espanha.
O tratado em questão é muito abordado por questões de história geral, principalmente ao lado de perguntas sobre o contexto geral da época e a relação do mesmo com a história do Brasil.
Dessa forma, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o Tratado em questão. Confira!
Tratado de Fontainebleau: introdução
Como mencionado, o Tratado de Fontainebleau foi um acordo realizado no ano de 1807. Ele envolvia a participação da Espanha e da França e foi idealizado pelo imperador francês Napoleão Bonaparte, que governava os franceses na época.
Bonaparte idealizou a criação do Tratado de Fontainebleau em um contexto muito conturbado e com o objetivo de atravessar a Espanha para chegar até Portugal.
Porém, para isso, o tratado também previa benefícios para os espanhóis, representados pelo rei Carlos IV.
Caso aceitasse as condições do Tratado (o que realmente aconteceu), a Espanha receberia uma parte das terras de Portugal, que seriam conquistadas por Napoleão e as suas tropas.
Tratado de Fontainebleau: contexto histórico
Para entendermos melhor as condições do Tratado de Fontainebleau, devemos nos lembrar do contexto histórico da época: Portugal havia violado o Bloqueio Continental, legislação que havia sido criada por Napoleão no ano de 1806.
O Bloqueio dizia que nenhum país do continente europeu poderia manter relações comerciais com a Inglaterra e, caso o fizesse, seria punido com a invasão pelas tropas de Bonaparte.
Portugal violou o Bloqueio e continuou mantendo relações com os ingleses. Quando Napoleão descobriu a violação, ordenou a imediata invasão de Portugal. Porém, para chegar até as terras lusitanas por terra, o imperador deveria passar pela Espanha.
Assim, o Tratado foi pensado com o objetivo de passar pela Espanha e chegar até Portugal.
Tratado de Fontainebleau: contexto histórico
Com o tratado, os espanhóis foram enganados por Napoleão, que utilizou um a invasão de Portugal como uma desculpa para entrar na Espanha com as tropas francesas. Os franceses acabara tomando posse de regiões espanholas que ficavam perto da fronteira com Portugal.
Podemos dizer, dessa forma, que Bonaparte enganou o rei espanhol Carlos IV para ocupar o território da Espanha sem uma forte resistência.