O termo “invasões bárbaras” faz referência às imigrações que aconteceram em direção ao Império Romano a partir do século III d.C..
O assunto pode ser abordado por questões de história geral dentro das mais variadas provas, com um destaque para as primeiras e segundas fases dos vestibulares a prova do ENEM.
Dessa maneira, para que você consiga se preparar da forma correta, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre as invasões bárbaras. Vamos conferir!
As denominadas “invasões bárbaras”, também conhecidas como “invasões germânicas”, consistiram em imigrações rumo ao Império Romano a partir do século III d.C..
Devemos nos lembrar que essas invasões aconteceram em relação ao Império do Ocidente e não relação ao do Oriente, também conhecido como Império Bizantino.
Essas numerosas imigrações rumo ao Império receberam o nome também de “germânicas” pois foram realizadas por povos que eram, em grande parte, germânicos, vindos de regiões dos territórios que hoje conhecemos como Alemanha.
As invasões bárbaras aconteceram, como mencionado, a partir do século III d.C., em um contexto de decadência do Império de Roma.
Durante esse período, a fragilidade das instituições romanas fez com que os territórios do império sofressem com uma grande quantidade de invasões.
Assim, nesse contexto, os considerados “bárbaros”, que viviam na Ásia e no Norte da Europa, fora das fronteiras romanas, passaram a realizar uma forte pressão em direção ao Império.
Os romanos organizaram importantes campanhas militares contra os povo do norte do continente europeu, promovendo tensões entre os exércitos de Roma e aqueles germânicos.
Porém, a situação foi completamente transformada no século III d.C., uma vez que, nessa época, os germânicos passaram a migrar para além dos territórios estabelecidos pelas fronteiras romanas.
Dentre as principais causas que provocaram essas imigrações e, consequentemente, invasões, podemos citar a busca por solos mais férteis para a prática de agricultura e a busca por climas menos extremos.
Por fim, podemos citar como motivo das invasões bárbaras também a expansão dos hunos no continente asiático. Isso porque, com a chegada desse poderoso império, diversos povos que viviam na região decidiram imigrar, com medo de ataques.