Terceira Cruzada: resumo completo para ENEM e vestibulares
O termo “Cruzadas” é usado para definir expedições de caráter religioso, econômico e militar que aconteceram no continente a partir do século XI.
A Terceira Cruzada, conhecida como a Cruzada dos Reis, é uma das expedições mais relevantes, uma vez que dela participaram três importantes reis medievais: Ricardo Coração de Leão da Inglaterra, Filipe da França e Frederico I do Sacro Império Romano-Germânico.
O tema é abordado com frequência por questões de história geral dentro de diversas provas de grande relevância, como os vestibulares e o ENEM.
Dessa maneira, para que você possa se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a Terceira Cruzada. Vamos conferir!
Terceira Cruzada: definição
Como mencionado, a Terceira Cruzada também ficou conhecida como “Cruzada dos Reis” devido a participação de três reis na expedição.
Essa Cruzada foi a terceira de uma série de expedições convocadas pelos papas e aconteceu entre os anos de 1189 e 1192, durante a Idade Média.
Terceira Cruzada: características e desfecho
A Terceira Cruzada é conhecida como uma das mais relevantes Cruzadas, uma vez que foi uma das poucas expedições que conseguiu unir uma grande quantidade de tropas militares.
A expedição foi convocada pelo papa Gregório VIII com o objetivo de reconquistar Jerusalém, já que o território estava sob o domínio dos muçulmanos desde o ano de 1187.
Contudo, mesmo com toda a estratégia elaborada pelos três reinos para conquistar a Terra Santa, a Terceira Cruzada não foi vitoriosa e os cruzados saíram derrotados. Diversos problemas aconteceram ao longo da expedição, incluindo a doença do rei francês Filipe e a morte do imperador Frederico do Sacro Império. Os muçulmanos conseguiram derrotar as tropas cruzadas e permaneceram com o domínio do território ambicionado pelos cristãos.