A Primeira Cruzada: um resumo completo
O termo “Primeira Cruzada” é usado para definir o primeiro movimento de uma série de guerras religiosas que possuía o objetivo de recuperar Jerusalém.
O assunto é abordado com muita frequência por questões de história geral, principalmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM.
Dessa maneira, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo completo com tudo que você precisa saber sobre a Primeira Cruzada. Confira!
A Primeira Cruzada: introdução
A Primeira Cruzada aconteceu entre os anos de 1096, quando os exércitos dos cruzados saíram da Europa em direção à Jerusalém, e 1099.
O movimento foi idealizado no ano de 1095, quando o Papa Urbano II convocou, durante a realização do Concílio de Clermont, a Primeira Cruzada.
Devemos nos lembrar que as cruzadas foram, como um todo, expedições de caráter militar, religioso e econômico. As cruzadas tinham como objetivo reconquistar Jerusalém, que estava sob o domínio dos muçulmanos.
A Primeira Cruzada: contexto histórico
Devemos nos lembrar que os muçulmanos haviam conquistado a Terra Santa, ou seja, Jerusalém no ano de 1076. Desde então, os cristãos encontravam várias dificuldades para realizar comércio no local e também para realizar a chamada “peregrinação”.
Assim, podemos dizer que motivações religiosas, políticas e econômicas estavam por trás da convocação da Primeira Cruzada.
A Primeira Cruzada: principais objetivos
Como mencionado, o principal objetivo da Primeira Cruzada era reconquistar Jerusalém, derrotando os muçulmanos.
Porém, ao mesmo tempo, os nobres se interessaram em participar da Primeira Cruzada com o objetivo de dominar territórios no Oriente, expandindo o próprio poder. Devemos nos lembrar que, durante a Alta Idade Média e o feudalismo, a principal forma de demonstrar poder era por meio da posse de grandes quantidades de terras. Não é por acaso que a Primeira Cruzada ficou conhecida como “a cruzada dos nobres” (devido à alta quantidade de nobres que participaram do movimento).