Guerra de Troia: um resumo completo sobre o evento
O termo “Guerra de Troia” é usado para definir um embate que envolveu os aqueus e os troianos. O conflito aconteceu entre os anos de 1300 a.C. e 1200 a.C..
O assunto é abordado com muita frequência por questões de história geral e de literatura, principalmente dentro dos vestibulares e da prova do ENEM.
Assim, para que você possa se preparar, o artigo de hoje separou um resumo completo com tudo aquilo que você precisa saber sobre a Guerra de Troia. Confira!
Guerra de Troia: introdução
Como mencionado, a Guerra de Troia aconteceu entre troianos e gregos, durou cerca de dez anos e teve início no ano de 1300 a.C..
O conhecimento sobre esse conflito foi transmitido para outras gerações através dos poemas Ilíada e Odisseia, obras extremamente importantes que foram escritas por Homero. O autor grego foi o responsável pela difusão do conhecimento sobre o embate.
Guerra de Troia: características
Segundo estudiosos, Troia ficava localizada na atual Turquia. O motivo do atrito entre os dois povos seria o sequestro da rainha Helena de Esparta pelo príncipe de Troia, Paris.
Menelau, rei de Esparta e marido de Helena, ficou furioso e assim decidiu cercar a cidade de Troia para recuperar a sua esposa. Troia permaneceria sitiada durante dez anos
A guerra foi palco de um episódio bem criativo e muito conhecido: os gregos construíram um grande cavalo de madeira e o ofereceram como presente aos troianos.
Os gregos disseram aos inimigos que o cavalo era parte de um pedido de paz. Porém, o cavalo era oco e, no interior do mesmo, estavam soldados gregos escondidos à espera de uma oportunidade para atacar.
Os troianos acreditaram nos gregos e abriram os portões para receber o cavalo. Porém, durante a noite, os guerreiros escondidos saíram e abriram os portões da cidade, permitindo a entrada de todo o exército.
Dessa forma, Troia foi surpreendida e destruída pelos gregos, que venceram a guerra e resgataram a rainha Helena. O episódio se tornou popular e deu origem à expressão “presente de grego”.