Alta Idade Média: tudo aquilo que você precisa saber para as suas provas
O termo “Alta Idade Média” é usado para denominar o período que começa com a queda do Império Romano e vai até meados do século XII.
O assunto é abordado com muita frequência por questões de história dentro dos vestibulares e também da prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Dessa forma, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com aquilo que você precisa saber sobre a Alta Idade Média. Vamos conferir!
Alta Idade Média: definição
Como mencionado, a Alta Idade Média é o período que compreende o século V, com a queda do Império Romano, até o século XI, com o enfraquecimento do feudalismo.
Alta Idade Média: contexto
Com início no século V, a Alta Idade Média surgiu com a crise econômica do Império Romano do Ocidente, colocando a vida agrária como centro econômico. O momento foi propício para a invasão dos povos bárbaros, principalmente os germânicos.
O reino mais poderoso da época era o dos francos, com Carlos Magno como rei mais importante da dinastia Carolíngia e sendo coroado imperador pelo Papa Leão III, no dia 25 de dezembro de 800.
Alta Idade Média: características
A economia da Alta Idade Média era caracterizada pelo sistema feudal, o qual era baseado na posse de terras e na vida rural.
A sociedade era baseada na divisão entre os senhores e servos, sendo o segundo grupo subordinado do primeiro e vivendo presos à terra. Além disso, podemos mencionar também que foi durante esse período que surgiu a vida monástica, as ordens religiosas e a ideia de que a graça divina só poderia ser alcançada por intermédio da Igreja e através dos sacramentos.
Alta Idade Média: fim
A Alta Idade Média conheceu o início de seu declínio com as mudanças na economia feudal, a partir do século XI. Com a vida na cidade se tornando o centro econômico e o comércio ganhando espaço, a vida rural e o feudalismo foram se tornando ultrapassados e teve início o período da Baixa Idade Média.