História Geral: a África Pré-Colonial

África Pré-Colonial: tudo sobre o assunto

O continente africano era povoado por diversos reinos e tribos antes da chegada dos europeus, que colonizariam o local.

A África Pré-Colonial é, ao contrário do que muitos podem pensar, abordada em questões de história geral, principalmente nos vestibulares da Unicamp e da USP.

África Pré-Colonial: Introdução

Ao contrário do que se imagina, o continente africano foi povoado por ricos e fabulosos reinos antes da chegada dos europeus, consequentemente, da colonização. Além disso,

A África é considerada o berço da humanidade, uma vez que foi nesse continente que as primeiras evidências arqueológicas do ser humano foram encontradas.

Ainda, os reinos africanos haviam criado uma rede muito grande de comércio antes da chegada dos colonizadores. Dessa maneira, já existiam contatos entre a Europa e a África e a África do Norte e a África Subsaariana na Antiguidade.

África Pré-Colonial: Reinos e Povos

A África Pré-Colonial foi palco de diversos reinos e de diversos povos que migraram, se instalaram e conflitaram entre si em diferentes momentos da história.

Durante a Antiguidade, por exemplo, o Império de Cartago e o Império Egípcio se destacam. Todavia, durante a Idade Média, os impérios de maior destaque foram o Mali e o da Etiópia.

Vale ressaltar que existia uma grande diferença étnica, política, cultural e social entre os reinos e os povos que neles viviam. Assim, é equivocado afirmar a existência de um único povo “africano”.

África Pré-Colonial: Principais Reinos

Vamos ver, a seguir, quais foram os principais reinos que dominaram partes do continente africano antes da chegada dos colonizadores europeus.

O Império mais cobrado pelas provas é, sem dúvidas, o Egípcio. A civilização egípcia esteve presente no norte da África por mais de três mil anos. Durante esse período, grandes cidades e monumentos foram construídos, contribuindo para o desenvolvimento da matemática, da astronomia e da arquitetura. Fontes históricas afirmam que a civilização dos egípcios teria se iniciado por volta do ano de 3000 a.C. e terminado em 30 a.C..

Em segundo lugar, podemos citar outro Império também localizado na África do Norte: o Império Cartaginês. Esse Império era formado por diversas cidades que existiram contemporaneamente ao Império Romano. Ainda, é válido ressaltar o conflito entre Roma e Cartago, denominado de Guerra Púnicas.

O Império de Gana, por sua vez, dominou grande parte da África Oriental durante os séculos VIII e XI d.C. A principal atividade econômica de Gana era o comércio de ouro,  que ocorria com outros reinos africanos e também com cidades mediterrâneas.

O Império Mali também dominou porções orientais da África e esteve presente no continente nos séculos XIII e XVIII.  O imperador Mansa Moussa, desse Império, é conhecido por ser um dos mais ricos e poderosos imperadores da história.

Entre os séculos XIII e XX, o Império da Etiópia esteve presente no continente. O Império ocupou grandes porções da África Ocidental e seria, posteriormente, denominado de Abssínia.

Por fim, podemos citar o reino Zulu, que dominou a região do sul da África. Os habitantes desse reino foram uns dos primeiros a perceber o perigo da invasão do colonizador e, dessa maneira, promoveram  diversos conflitos, especialmente contra os britânicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.