História do Brasil: O que foi a Revolta da Chibata

A Revolta da Chibata foi um motim militar realizado pela Marinha do Brasil no Rio de Janeiro em 1910. As queixas giravam em torno das agressões físicas, salários baixos e condições de trabalho precárias, foram as principais causas do movimento. 

A Revolta da Chibata poderá aparecer em temas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado, acompanhe!

Contexto Histórico da Revolta da Chibata

Nesse período, faziam parte da marinha brasileira principalmente negros escravos recentemente libertados. Sendo assim, eram submetidos a jornadas exaustivas de trabalho e uma remuneração pífia. 

Nesse contexto, quaisquer demonstração de insatisfação era passível de punição física, sobretudo a base da “Chibatada”. Aqui no Brasil era uma prática muito comum.

Ademais, houve o aumento salarial dos oficiais, enquanto a classe dos marinheiros continuou na mesma, além da criação de um novo cronograma que não chegou até o baixo escalão. Isto foi a gota d’água para alguns marinheiros começarem a planejar um protesto. 

Revolta da Chibata – O Levante

Com a insatisfação tomando conta dos marinheiros, no dia 22 de novembro de 1910 eles se rebelam no encouraçado de Minas Gerais. Isso ocorre logo após o castigo de um marujo que recebeu 250 chibatadas por ter agredido um oficial. 

O motim teve a liderança do marujo João Cândido Felisberto e acabou com a morte do comandante do couraçado e dois oficiais que se recusaram a deixar o navio. 

No mesmo dia, outro levante ocorre, dessa vez no encouraçado conhecido como São Paulo. Foi a deixa para outras embarcações aderirem a revolta como foi o caso das embarcações Deodoro e Bahia.

Por conseguinte, o então presidente Hermes da Fonseca que havia tomado posse a pouco tempo, já teve de enfrentar uma dura crise. Tendo em vista que os rebeldes bombardearam o Rio de Janeiro para mostrar que não estavam brincando. 

Em carta endereçada ao governo, os marinheiros pediam:

  • Fim dos castigos físicos 
  • Melhores condições de trabalho 
  • Melhor alimentação
  • Anistia para os envolvidos na revolta

Dessa maneira, buscando acalmar os ânimos, em 26 de novembro de 1910 o presidente aceita as reivindicações dos marinheiros, pondo fim ao motim. 

Entretanto, logo em seguida, há a obrigação de entregarem suas armas. Por conta disso decretou-se “estado de sítio” iniciando a expulsão e prisão dos marujos que participaram do levante. 

Fim do Levante

Os revoltosos acabaram presos na Ilha de Cobras, tomados pelo sentimento de traição, eles se revoltam em 9 de dezembro de 1910. Contudo, o governo responde com violência e bombardeios, matando centenas de fuzileiros navais e prisioneiros. 

Por fim, a Revolta da Chibata deixou mais de 200 vítimas entre mortos e feridos. Ademais, cerca de mil homens foram expulsos da Marinha após o motim. 

O líder do motim, João Cândido, conseguiu sobreviver e foi inocentado, consideraram que o mesmo sofria com problemas mentais. Entretanto, ele acabou sendo absolvido das acusações em 1912, mas mesmo assim foi expulso da corporação. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.