O governo de Campos Sales foi caracterizado por diversos acontecimentos importantes, como o desenvolvimento da Política dos Governadores.
O assunto é extremamente abordado por questões de história do Brasil, principalmente dentro dos vestibulares, dos concursos e da prova do ENEM.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com os tópicos importantes que você precisa dominar sobre o governo de Campos Sales. Vamos conferir!
Manuel Ferraz de Campos Sales, conhecido simplesmente como Campos Sales, participou da fundação do Partido Republicano, em 1872. Ele foi eleito presidente em 1898, após o governo de Prudente de Morais, governou até 902.
Quando Campos Sales, o Brasil vivia uma crise econômica muito forte, uma vez que os problemas econômicos criados pela má gestão dos governos anteriores, haviam agravado a dívida externa brasileiro e desvalorizada a moeda. A crise também foi agravada pela queda dos preços no fim do século XIX.
Assim, a primeira medida do novo presidente visava solucionar a crise. Para isso, o presidente viajou para a Europa, no ano de 1889, com o objetivo negociar a dívida externa brasileira. Campos Sales conseguiu um acordo com os banqueiros internacionais conhecido como funding loan.
O acordo previa que o Brasil receberia um empréstimo de 10 milhões de libras para sair da crise vigente e que deveria devolver o dinheiro em até 10 anos. O mesmo funding loan também estabelecia que a dívida externa que assolava o país poderia ser paga em um prazo maior e não naquele mesmo ano.
Ainda, outras medidas foram criadas também para controlar os gastos públicos, como a suspensão das obras públicas, o fim dos investimentos nas indústrias brasileiras e o aumento de impostos.
Como mencionado, esse governo da história brasileira também foi marcado pela criação da Política dos Governadores. A medida foi a responsável por estabelecer os fundamentos de um acordo político, no qual as oligarquias dos diversos estados brasileiros, liderados por São Paulo e Minas Gerais, se alternariam no poder.
O presidente Campos Sales terminou o seu mandato com um índice de popularidade muito baixo, provocado pelo aumento dos impostos, o congelamento dos salários e o aumento no poder dos coronéis.