Governo Collor: um resumo para ENEM e vestibulares
O termo “Governo Collor” é usado para definir o governo de Fernando Collor de Mello é um governo muito recente que terminou no ano de 1992.
O assunto é muito cobrado por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, especialmente os vestibulares e o ENEM.
Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o período. Vamos conferir!
Governo Collor: introdução
Fernando Collor de Mello assumiu a presidência em março de 1990, sendo o primeiro presidente eleito de forma direta depois da Ditadura Militar. A eleição contou com a participação mais de 22 candidatos, como Lula, Leonel Brizola, Paulo Maluf, Mário Covas e Ulysses Guimarães.
Governo Collor: características
Collor assumiu a presidência em meio a uma crise econômica: por exemplo, a inflação acumulada era de 1972,91%.
Assim que assumiu, o Presidente lançou o Plano Collor, como forma de tentar conter o aumento exagerado, mas o resultado foi pânico da população, demissões e aumento da inflação.
Entre as medidas adotadas estava o confisco dos valores depositados nas poupanças dos brasileiros, o congelamento de preços, reajustes dos salários e redução de tarifas alfandegárias e a diminuição de ministérios do governo.
No entanto, as medidas adotadas não funcionaram: a inflação voltou a aumentar e Collor terminou o mandato com a inflação em 1.119,31%.
Governo Collor: o impeachment
Com as medidas adotadas, muitos setores do próprio governo e da população não eram favoráveis à Collor. Nesse cenário, o presidente ainda foi gravemente acusado de corrupção.
Com as denúncias e a perda de apoio parlamentar, iniciou-se o processo de impeachment do presidente. O processo foi aberto em setembro de 1992, com apoio popular e, em dezembro foi concluído com a aprovação do impeachment.
Além da perda do mandato, Collor perdeu os direitos políticos por oito anos.