O governo de Maurício de Nassau: um resumo
O período da história do Brasil conhecido como “governo de Maurício de Nassau” aconteceu entre os anos de 1637 e 1644.
O assunto é abordado por questões de história em diversas provas muito importantes, como os vestibulares, os concursos e a prova do ENEM.
Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com as principais características do governo de Maurício de Nassau.
Quem era Maurício de Nassau?
João Maurício de Nassau, conhecido simplesmente como Maurício de Nassau, foi um membro da elite holandesa. Nassau foi enviado para o Brasil no ano de 1637.
O governo de Maurício de Nassau: introdução
O governo de Maurício de Nassau aconteceu entre os anos de 1637 a 1644. Durante o período, Nassau desenvolvia funções que visavam o controle sobre as terras que haviam sido dominadas pela Holanda na região nordeste do Brasil.
A capital de seu governo foi a cidade de Recife, em Pernambuco.
O governo de Maurício de Nassau: contexto histórico
Para entendermos esse período da história do Brasil, devemos nos lembrar das chamadas “invasões holandesas”, invasões comandadas pelos holandeses no nordeste brasileiro. Os ataques dos holandeses aconteceram no século XVII e estiveram relacionados à questões entre Holanda, Portugal e Espanha e ao ciclo da cana-de-açúcar.
Os estrangeiros foram expulsos em 1654. Porém, antes disso, Mauricio de Nassau foi escolhido pela Companhia das Índias para controlar o território.
O governo de Maurício de Nassau: características
O governador holandês foi o responsável por muitas transformações na região que estava controlando. Maurício de Nassau fez, por exemplo, muitos investimentos na cidade de Recife, construindo pontes e drenando pântanos.
Ele também estreitou os laços com os senhores de engenho no nordeste brasileiro, diminuindo os impostos pagos pelos mesmos. O governador construiu, ainda, prédios importantes do ponto de vista cultural, como o Jardim Botânico de Recife.