História do Brasil: Entenda a Guerra do Contestado

Os conflitos internos que aconteceram no Brasil, recebem sempre atenção dos vestibulares e do Enem. Desse modo, vale a pena conhecer um pouco mais sobre eles. Com isso, aprender sobre a Guerra do Contestado (1912 – 1916) é importante na preparação para as avaliações.

Trata-se de um conflito social e político ocasionado pela disputa de territórios na região Sul do país, nas fronteiras do Paraná e Santa Catarina. 

Estopim para a guerra do Contestado

Em síntese, o conflito ocorreu devido a construção de uma ferrovia entre São Paulo e o Rio Grande do Sul, deixando a população em más condições de vida, devido os interesses dos coronéis e da Brazil Railway Company, empresa estado-unidense. 

Todavia, o governo cedeu 15 mil metros de terra para construção da estrada de ferro entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Contudo, aproveitou-se da construção para desapropriar diversas propriedades do campo, visando o lucro com a erva-mate, assim como, com a madeira da região. 

O imbróglio criado se deu pela falta de assistências aos funcionários que se deslocaram até os locais da construção e os camponeses que ficaram desempregados sem suas terras. Em decorrência disso, houve o aumento da pobreza na região, e da insatisfação do povo. 

Liderança

No meio de toda essa crise, surge a figura do monge José Maria de Santo Agostinho, que ganhou adeptos após sensibilizar-se com os camponeses e a população local de maneira geral. 

Sem consentimento algum das autoridades, o monge pregava sobre o fim do mundo nos anos 2000 e discursava contra a república.

Além disso, auxiliava doentes através dos estudos de ervas, formando uma comunidade para receber oprimidos, conhecida como “Quadrado Santo”, e por esse motivo a Guerra do Contestado também é chamada de “Guerra Santa”.

Como represália e tomando conhecimento das atitudes do monge, o governo reage com o envio de tropas para acabar com a comunidade. 

Com isso, inicia-se a guerra com o armamento dos soldados, contra as ferramentas dos camponeses, ocasionando a morte de várias pessoas, inclusive do líder José Maria na Batalha de Irani. 

Fim e a criação de novas cidades

Após quatro longos anos de conflitos, é assinado um acordo de paz, conhecido como “Acordo de Limites Paraná-Santa Catarina”, no Rio de Janeiro.

Por conseguinte, surgem as cidades de Mafra, Joaçaba, Chapecó e Porto União. Com isso, começa a se desenvolver uma nova cultura regional na história do Brasil. 

E então, gostou de conhecer mais sobre a guerra do contestado?

Não deixe de ler também – História: Três conflitos brasileiros cobrados em vestibular e ENEM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.