O termo “Brasil Império” é usado para denominar um período da história brasileira que aconteceu entre os anos de 1822 e 1889.
O tema é abordado com muita frequência por questões de história do Brasil dentro das principais provas do país, com um destaque para os vestibulares e o ENEM.
Dessa maneira, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe um resumo completo sobre o Brasil Império. Confira!
O Brasil esteve sob o regime monárquico entre os anos de 1822, com a proclamação da independência, e 1889, com a Proclamação da República. Durante o período conhecido como “Brasil Império”, o país era administrado por uma monarquia constitucional.
O período pode ser dividido em duas fases: o Primeiro Reinado e Segundo Reinado. O Brasil Império começou de forma oficial com a ascensão ao cargo do imperador D.Pedro I, o primeiro imperador do Brasil.
Uma terceira fase também marcou o período, apesar de não ter sido caracterizada pelo governo direto de um imperador: o Período Regencial.
Após a aclamação do imperador, responsável por consolidar o processo de independência, o Brasil se separou de Portugal, deixando de obedecer as ordens da corte portuguesa.
A Constituição de 1824 foi criada em 25 de março de 1824 e determinava a monarquia constitucional como regime político oficial. Ela também previa a existência de três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
A Carta também previa um “quarto poder”: o Poder Moderador. O mesmo foi pensado com o objetivo de proporcionar ao imperador a possibilidade de ele agir como um mediador entre os três poderes em casos de crises.
Em meio a um contexto conturbado, D. Pedro I abdicou ao trono em favor do seu filho de apenas 5 anos de idade, Pedro de Alcântara. O seu sucessor assumiu anos depois como D.Pedro II.
Na época da abdicação, D. Pedro II era menor de idade e, até ele atingir a maioridade o Brasil, foi governado pela Regência Trina Provisória, instaurada em 1831, e a Regência Trina Permanente.
No ano de 1834, alterações foram realizadas na Constituição e o padre Antônio Feijó foi eleito regente do país. Porém, devido à muitas revoltas, ele renunciou ao cargo em 1837.
A crise se intensificou com ela muitas revoltas populares acabaram por antecipar a maioridade do imperador. Em 1840, D. Pedro II assumiu o trono com 14 anos de idade.
O Segundo Reinado entre os anos de 1840 e 1889. Os primeiros dez anos foram intensos com muitas disputas pelo poder e revoltas. Porém, a partir de 1850, o Império entrou em uma fase mais tranquila.
A tranquilidade interna não esteve presente nas relações políticas externas. Isso porque, durante o Segundo Reinado, o Brasil participou de um conflito com o Paraguai entre os anos 1864 a 1870: a Guerra do Paraguai.
O Brasil Império entrou em declínio depois da abolição da escravidão e da Guerra do Paraguai, quando o exército se distanciou do governo. Assim, em 15 de novembro de 1889, um golpe colocaria fim à essa fase da história brasileira.